Por que você precisa de cabos robóticos para aplicações robóticas?
Rebeca Tarragô | 28th novembro 2022
As aplicações robóticas estão crescendo exponencialmente em todo o mundo. A pandemia que recém passamos potencializou ainda mais isso. A robótica impulsiona e alimenta diferentes indústrias, e as tecnologias que surgem para esses componentes não param de surgir. As empresas querem mais produtividade sob um menor custo. Querem mais automação e menos interação humana, e querem que funcione. Esta tendência crescente é aquela em que a igus® já está investindo com nossos cabos robóticos, sistema de esteiras porta cabos robóticas e conjuntos completos montados…
Oferecemos cabos robóticos como parte da gama de cabos chainflex®. E os sistemas de esteiras porta cabos triflex® protegem e guiam cabos nas demandas mais exigentes do mercado. Mas muitas vezes encontramos profissionais que utilizam cabos “normais” em aplicações robóticas e enfrentam manutenções constantes, paradas de tempo dispendiosas e altos custos envolvidos… então hoje vamos ajudar você a entender por que precisamos utilizar cabos robóticos específicos para aplicações robóticas?
Cabos especiais para aplicações robóticas
A igus® é líder de mercado na área de cabos para as várias esteiras porta cabos que oferecemos, mas devido ao movimento especial dos robôs, oferecemos também uma gama de cabos específicos para aplicações de robôs, a nossa linha CFROBOT.
As altas demandas da indústria de robôs significam a necessidade de componentes robóticos adequados, robustos e duradouros.
Isso inclui os cabos robóticos que passam pelos sistemas de esteiras porta cabos que fornecem energia aos robôs. Esses cabos de robô devem atender aos altos requisitos e suportar movimentos rápidos e rotacionais. Nossos cabos robóticos chainflex® são projetados e desenvolvidos para fazer exatamente isso.
Todos os nossos cabos chainflex® são testados várias vezes em nosso laboratório para avaliar sua durabilidade. O cabo é levado ao seu limite técnico para determinar durabilidade e carga máxima.
Limites para cabos para aplicações robóticas
O CFROBOT só é parte integrante da gama de cabos chainflex® após a vida útil do cabo ter completado 5 milhões de ciclos com ± 180°/m.
Os movimentos dos robôs significam que o estresse mecânico dos cabos pode ser extremo e pode exercer pressão sobre os cabos. Os cabos em aplicações robóticas devem ser capazes de suportar os constantes movimentos de torção que ocorrem durante a operação nas linhas de produção.
Garantir a compatibilidade dos cabos com as altas demandas é essencial, pois a falha de tal cabo geralmente significa que toda a produção fica paralisada, custando milhares de libras.
A alta qualidade é, portanto, indispensável em situações como essas…
Os limites para cabos de robôs são diferentes daqueles em aplicações de esteiras porta cabos lineares, pois a tensão mecânica ocorre apenas em uma direção, normalmente na horizontal. Nos robôs, esses movimentos são multi-eixos, portanto, eles precisam de alta flexibilidade tanto nos cabos quanto nas correntes que protegem os cabos.
Quais cabos robóticos a igus® oferece?
O portfólio da igus® de cabos robóticos para aplicações robóticas é variado, desde cabos de controle, cabos de dados, cabos de sistema de medição, cabos de fibra ótica, cabos de motor, núcleos simples, cabos de barramento e até cabos híbridos.
A gama chainflex® se expande e se desenvolve a cada ano para atender ao mercado em constante crescimento.
Como já mencionado, os cabos para aplicações robóticas devem suportar tensões mais altas, portanto, para isso, são necessárias estruturas de blindagem otimizadas para torção. Estes podem realizar os movimentos compensatórios necessários devido aos revestimentos especiais de PTFE.
A linha robótica chainflex® oferece aos clientes confiabilidade de planejamento na seleção do cabo certo e também oferece uma vida útil garantida de até 36 meses para os cabos do robô.
Protegendo os cabos robóticos em aplicações robóticas
Existem várias maneiras de proteger cabos em robôs industriais, no entanto, o que oferece a melhor proteção?
As mangueiras corrugadas oferecem durabilidade limitada, no entanto, são baratas, então os clientes tendem a optar por isso e depois veem falhas no futuro.
Para otimizar as capacidades dos robôs e garantir que a linha de produção não pare, muitos clientes optam por proteger seus cabos usando a série triflex® R. Essas esteiras porta cabos foram desenvolvidas especificamente para aplicações robóticas e oferecem alta flexibilidade com batentes de raio claro e alta absorção de força de tração.
Em comparação com uma mangueira de proteção de cabos, as esteiras tridimensionais triflex® oferecem um raio de curvatura definido, o que aumenta muito a vida útil de cabos e mangueiras, garantindo um robô produtivo de longa duração.
Outro ponto que fazem a solução uma das melhores do mercado é a possibilidade de manutenção dos cabos sem a necessidade de abertura de todo o sistema. Os cabos podem ser removidos, trocados e inseridos novamente de forma fácil e rápida.