Por que os cabos têm cores diferentes? – igus Blog Brasil

Por que os cabos têm cores diferentes?

Nayara Espinaci | 1st julho 2021

O mercado está repleto de diferentes tipos de cabos com revestimentos externos de cores diferentes e isolamento de núcleo individual. “Um buquê colorido cheio de segurança”, por assim dizer.

Existem diretrizes para essas cores chamadas códigos de cores. Mas por que os cabos precisam ser de cores diferentes?

A cor do revestimento externo

Também há uma infinidade de cores para nossos cabos. As camadas externas são pretas, azuis, verdes, laranja ou cinza, por exemplo. Na igus®, orientamos nossa coloração de acordo com os padrões internacionais. Um deles é o padrão DESINA, que especifica a cor da capa externa.

DESINA – O Padrão para Engenharia Mecânica

DESINA foi criada por um consórcio de conhecidos fabricantes de máquinas-ferramenta. Este padrão significa tecnologia DistributEd e Standardized INstAllation para máquinas-ferramenta e sistemas de produção. Descreve a padronização da instalação e facilita o trabalho do montador.

Isso significa o seguinte para os cabos igus® chainflex®:

  • Se um cabo for fabricado de acordo com o padrão DESINA, o revestimento externo deve ter uma determinada cor dependendo do tipo de cabo.
  • O revestimento externo deve ser resistente aos refrigerantes e lubrificantes usados na indústria
  • A estrutura do cabo deve ser projetada para uso em máquinas em ambientes agressivos

Todos os nossos cabos com padrão DESINA são marcados no catálogo da igus® chainflex® com este símbolo:

A cor do isolamento central

A cor dos núcleos de um cabo só pode ser selecionada livremente até certo ponto. Existem especificações correspondentes para codificação de cores e padrões DIN que devem ser observados. As respectivas cores também fornecem informações sobre as funções dos fios.

Linha de dados CF240.PUR.02.08

O condutor de proteção (PE), por exemplo, é sempre verde-amarelo. Não há exceção a este código de cores.

Qualquer pessoa que já conectou uma lâmpada sabe que marcações coloridas (por exemplo, preto, marrom, vermelho ou azul) são usadas para a fiação em edifícios. Isso é pré-determinado, simplifica a instalação e garante mais segurança.

Os cabos da igus® são projetados para aplicações em peças móveis de máquinas. As vias de condução de energia com seções transversais maiores (normalmente acima de 0,5 mm²) são pretas e impressões em branco.

Os cabos de dados, por outro lado, são frequentemente marcados de acordo com DIN47100.

Uma vez que seções transversais muito pequenas (normalmente menores de 0,5 mm²) são usadas com esses tipos de cabos, a identificação com dígitos dificilmente seria possível ou difícil de reconhecer pelo olho humano.

Os cabos de feedback de bus e para motor também têm identificação de núcleo colorida, mas são baseados nos respectivos padrões de sistema do fabricante. Estes devem ser estritamente observados para estar de acordo com a documentação do fabricante.

Cabo CF211.028 Drive Cliq
Cabo CFBUS.PVC.045 CAT5e

Por que os cabos têm cores diferentes?

As cores dos cabos, tanto para o revestimento externo quanto para o isolamento do núcleo, nunca são totalmente arbitrárias. Normas e regulamentos para rotulagem regulam as cores correspondentes aqui. Parece diferente com tipos especiais ou cabos especiais. Os requisitos das respectivas indústrias-alvo e/ou clientes podem ser ajustados aqui. Visite nossa página para saber mais sobre os cabos chainflex® ou contate um especialista da igus® com qualquer dúvida.

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.




Palavras-chaves do artigo:

#cabos #chainflex #cores #igus

Newsletter:

Escolha um tópico agora