Por quê buchas em polímero iglidur tem sido muito utilizadas em máquinas e equipamentos agrícolas? – igus Blog Brasil

Por quê buchas em polímero iglidur tem sido muito utilizadas em máquinas e equipamentos agrícolas?

Rebeca Tarragô | 15th março 2023

Os usuários de máquinas de construção e agrícolas querem economizar dinheiro e reduzir significativamente a manutenção.

Ao fazer manutenção em máquinas de construção e máquinas agrícolas, a lubrificação dos pontos de apoio e articulação é uma das tarefas que mais consomem tempo. Buchas e mancais lubrificados e com manutenção insuficiente causam danos a eixos caros que podem prejudicar a função de peças críticas nos equipamentos. No pior dos casos, existe o risco de falha da máquina. Essas falhas são onerosas e muitas vezes ocorrem nos momentos mais inoportunos, comprometendo a operação e os cronogramas planejados.

Falhas e paradas relacionadas à manutenção necessária devido à lubrificação insuficiente podem ser reduzidas… Para buchas metálicas, isso pode ser feito por sistemas de lubrificação central que fornecem graxa continuamente às posições dos mancais. No entanto, esses sistemas implicam em custos adicionais e requerem manutenção adicional, e nem todas as posições de buchas podem ser alcançadas dessa maneira.

Esses lubrificantes são caros e acabam no meio ambiente. “Estamos falando de quantidades significativas de graxa que são liberadas no meio ambiente ano após ano devido à perda de lubrificação”, explica Denis Pereira, especialista em aplicações agrícolas na igus.

Confira abaixo alguns pontos que tem feito as buchas da linha iglidur® serem cada vez mais implementadas em máquinas e equipamentos agrícolas!

🔸 Possibilitam maior produtividade em campo!
🔸 Livres de lubrificação!

Já pensou ter que lubrificar todos os pontos de articulação das linhas dessa plantadeira?
Ao fazer manutenção em máquinas de construção e máquinas agrícolas, a lubrificação dos pontos de apoio e articulação é uma das tarefas que mais consomem tempo, as buchas iglidur® não precisam de graxas ou lubrificantes adicionais pois já possuem lubrificantes sólidos em sua composição.

🔸 Livres de falhas ou paradas não planejadas!
🔸 Livres de corrosão
🔸 Vida útil previsível


Componentes que precisam ser lubrificados, quando não lubrificados corretamente, podem danificar eixos caros e prejudicar a função de peças críticas nos equipamentos; que podem até ocasionar falhas não planejadas no equipamento. Por serem feitas de polímero de engenharia, as buchas autolubrificantes iglidur® não sofrem com as condições do meio, seguindo livres de corrosão ou tendo sua operação impactada por sujeira.

🔸 Baixo desgaste
🔸 Resistência à altas cargas

Os materiais das buchas igus® combinam coeficientes de desgaste e fricção muito bons com uma elevada estabilidade dimensional, permitindo que os componentes absorvam choques e impactos extremos e ainda permaneçam estáveis.

♻️🚜 Sustentabilidade

O uso desses materiais também contribui para a sustentabilidade… “Por exemplo, de acordo com os operadores, até mesmo uma pequena escavadeira precisa de 50 a 60 litros de lubrificantes por ano”, comenta Denis. “Com as nossas buchas que não precisam de lubrificação, o cliente se beneficia três vezes: não apenas economizando custos com graxa e tempo de manutenção, mas também nenhum lubrificante é liberado no meio ambiente.”

Você pode saber mais sobre as buchas iglidur® e soluções igus® voltadas para máquinas e equipamentos agrícolas aqui: https://www.igus.com.br/info/industria-agricola

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.




Palavras-chaves do artigo:

Newsletter:

Escolha um tópico agora