PFAS em buchas autolubrificantes iglidur? – igus Blog Brasil

PFAS em buchas autolubrificantes iglidur?

Rebeca Tarragô | 22nd julho 2024

Um tema que tem ganhado cada vez mais espaço para discussão na indústria O que são exatamente os PFAS e por que eles são tão populares na indústria e no setor de consumo? Por que há uma proibição iminente em toda a UE e o que as empresas podem fazer agora? Vamos juntos tentar entender e abordar alguns desses pontos!

O que são PFAS?

Substâncias per e polifluoroalquil (PFAS) são produtos químicos industriais usados em vários processos industriais e produtos de consumo devido às suas especificações técnicas especiais. Eles consistem essencialmente em átomos de carbono (C) e flúor (F). Além disso, as moléculas de PFAS podem ter estruturas completamente diferentes, o que significa que podem ter muitas especificações diferentes. O diagrama 1 dá uma visão geral da classificação dos PFAS, inicialmente em polímeros e não-polímeros. Os PFAS podem ser gasosos, líquidos ou sólidos. De acordo com a base de dados da OCDE, o grupo de substâncias inclui mais de 4.700 compostos diferentes, segundo a EPA (Agência de Proteção Ambiental) mais de 9.000 e segundo a Comissão Europeia ainda mais de 10.000 compostos. A partir disso você pode ver que não é um valor único nem constante. O valor declarado é geralmente baseado em estimativas.

No subgrupo das substâncias perfluoroalquílicas (não polímeros), os compostos ácido perfluorooctanóico (PFOA) e ácido perfluorooctano sulfônico (PFOS) foram os mais estudados. Como muitos PFAS, esses dois compostos são persistentes e agora podem ser encontrados no meio ambiente, na cadeia alimentar e nas pessoas. O PFOA e o PFOS têm um impacto negativo comprovado na saúde. Juntamente com PFHxs e PFNA, eles respondem por 90% da contaminação atual com PFAS.

No subgrupo de polímeros, é feita uma distinção entre fluoropolímeros/fluoroplásticos e polímeros com cadeias laterais fluoradas. Os fluoropolímeros consistem em uma cadeia de carbono com átomos de flúor diretamente ligados. Isso os torna tão fortes que não podem se decompor em substâncias tóxicas. Segundo a OCDE, os fluoropolímeros são “produtos pouco preocupantes”, não tóxicos e não bioacumulativos, ou seja, não podem se acumular nos organismos. O único perigo é o possível uso de aditivos tóxicos durante a produção na forma de emulsificantes. Os fluoropolímeros são usados, por exemplo, em revestimentos, vedações e isolamento de cabos. PTFE é um fluoropolímero.

Os polímeros com cadeias laterais fluoradas também consistem em uma cadeia de carbono, mas com cadeias de carbono laterais às quais os átomos F estão primeiro ligados. Como resultado, esses polímeros são menos fortes e existe o risco de perder as cadeias laterais. Eles são usados, por exemplo, como agentes de impregnação.

Diagrama 1: Classificação do PFAS

A longevidade dos PFAS, que os torna tão populares em produtos industriais e de consumo, também tem suas desvantagens, pois as substâncias são extremamente difíceis de decompor e permanecem no ambiente por muito tempo. É por isso que os PFAS também são conhecidos como “químicos eternos”.

Existem quatro propriedades negativas que caracterizam alguns PFAS:

  • Persistente: duradouro, não facilmente degradável
  • Bioacumulativo: pode ser absorvido por organismos e se acumular neles
  • Tóxico: muito prejudicial à saúde
  • Móvel: não se ligam às superfícies, entram na água subterrânea

Os produtos químicos são liberados no meio ambiente por várias rotas. Na indústria, por exemplo, isso ocorre durante a extração de petróleo e na mineração, quando o lodo de esgoto contaminado é reutilizado como fertilizante, quando espumas de extinção de incêndio contendo PFAS são usadas ou por meio de emissões no ar de instalações de produção industrial, que são então depositadas no solo e em corpos d’água. As medidas de reabilitação são extremamente complexas e os custos são difíceis de estimar.

Alguns PFAS se acumulam em plantas, animais e humanos. A ciência descreve os efeitos negativos da seguinte forma: “No corpo humano, os PFAS de cadeia longa podem se ligar a proteínas no sangue, fígado e rins. Comparados a outros produtos químicos, os PFAS de cadeia longa são excretados muito lentamente e, portanto, podem se acumular no corpo. A transferência de PFAS de cadeia longa da mãe para o filho durante a gravidez e a amamentação também é particularmente crítica. Concentrações elevadas de PFAS no sangue humano podem reduzir a eficácia das vacinas, aumentar a suscetibilidade a infecções, levar ao aumento dos níveis de colesterol e causar baixo peso ao nascer em bebês. Os PFAS de cadeia longa podem ser detectados no leite materno e no sangue humano da população em geral. De acordo com o Regulamento Europeu de Produtos Químicos REACH, alguns desses compostos são considerados de ‘muito alta preocupação’.”

Esses compostos particularmente preocupantes incluem, por exemplo, os não-polímeros PFOA e PFOS, que foram bem analisados junto com alguns outros compostos de PFAS. No entanto, pouco se sabe sobre os efeitos ecotoxicológicos e humanotoxicológicos da maioria dos PFAS.

  • Dependendo do conteúdo de PTFE, as buchas podem ser afetadas por uma possível proibição do PTFE.
     
  • Muitos materiais iglidur não contêm PTFE. Eles também não apresentam traços das substâncias PFAS mais importantes.
     
  • Se o PTFE não for proibido, os materiais iglidur geralmente não são afetados.

Materiais iglidur sem PTFE

Esses materiais iglidur não contêm PTFE e, portanto, não são afetados pelas futuras regulamentações sobre PFAS. Lista completa para download em PDF

Você pode encontrar a relação aqui: https://www.igus.com.br/info/iglidur-pfas#section_2

Livre de PFAS: materiais iglidur sem compostos críticos de PFAS

 Todos os materiais iglidur rotulados como “PFAS-free” foram testados quanto a esse aspecto. 100 substâncias PFAS consideradas problemáticas para o meio ambiente e a saúde. Essa categoria exclui substâncias do grupo de fluoropolímeros.

Você pode encontrar a relação completa aqui: https://www.igus.com.br/info/iglidur-pfas#section_3

Saiba mais sobre, acesse: https://www.igus.com.br/info/iglidur-pfas

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.