Otimização VAVE na indústria automotiva? Como identificar vantagens competitivas durante o desenvolvimento de produtos e na produção em série
Rebeca Tarragô | 13th julho 2022
O aumento constante da pressão de preços e custos está forçando o desenvolvimento de produtos e a busca por alternativas inovadoras. E é exatamente aí que entra a engenharia de valor (VAVE).
O que é VAVE e como pode ser usado?
O VAVE é um método extremamente eficaz de otimização de tecnologia, processos e custos. Na indústria automotiva com foco em eficiência e quantidade, a implementação do projeto VAVE deve estar sempre presente. Seu principal objetivo é obter vantagens competitivas.
A história do VAVE é longa e seus insights são notáveis. Na década de 1940, os engenheiros descobriram que a substituição de materiais e componentes convencionais trazia benefícios significativos para o produto final. Os custos eram frequentemente reduzidos ou o produto melhorado, e muitas vezes ambos.
O que começou como uma necessidade causada pela escassez de bens tornou-se um processo sistemático e uma ferramenta altamente inovadora. A abordagem tem sido constantemente refinada ao longo dos anos. A análise de valor se tornou ‘engenharia de valor’, que por sua vez se tornou uma gestão bem abrangente de valor. É uma técnica que fornece utilidade permanente ao cliente dependente dos recursos e materiais utilizados. Hoje, o VAVE é um componente fixo das medidas de redução de custos para produtos em série.
Mas nem sempre é fácil substituir os componentes do produto ou encontrar o produto de substituição certo com a análise VAVE. A igus oferece várias opções, por exemplo, para obter amostras gratuitas de buchas autolubrificantes para VAVE.
Você também já pode ter encontrado o termo VAVE em diferentes formas e terminologias, como por exemplo: VA/VE, análise de valor/análise de engenharia, engenharia de valor, engenharia de valor agregado e por aí vai…
VAVE da igus
A nossa empresa, a igus, se baseia nessa ideia. “Dê-me sua peça mais difícil e eu encontrarei uma solução”, foi o desafio que nosso fundador, Günter Blase, lançou a Pierburg, um fornecedor automotivo em 1965.
Na época, ninguém teria a ideia de usar plástico para fazer este pequeno componente de metal, muito menos fazê-lo com uma máquina de moldagem por injeção. O processo de fabricação era muito complicado. Para Günter Blase, isso não era motivo para desanimar. Ele entrou em sua garagem dupla e experimentou até que a primeira válvula de plugue de plástico perfeita emergiu da máquina de moldagem por injeção. O resultado foi uma peça plástica que deu à Pierburg uma vida útil mais longa a um custo menor do que a válvula macho comumente usada.
Ainda seguimos essa abordagem e a resumimos em nosso slogan motion plastics®: Aumentar a tecnologia, Reduzir custos. Essa é a nossa missão!
VAVE nos produtos igus
Custo baixo ↓
- Custa 40% menos do que as soluções de buchas convencionais
- Grande seleção de materiais para a solução VAVE ideal, incluindo buchas autolubrificantes e mancais deslizantes
- Maior economia com a substituição de componentes como buchas compostas de aço inoxidável, buchas cerâmicas e buchas de grafite-carbono
- Métodos de fabricação econômicos, incluindo: Micro moldagem por injeção: baixo tempo de ciclo, menos material para corte e distribuição a frio, máquinas menores, menor consumo de energia e maior sustentabilidade.
- Redução de componentes: substitua as soluções por uma peça plástica de peça única
- Autolubrificante: não é necessária lubrificação externa
- Economize tempo de instalação e etapas do processo com melhorias como os designs inovadores de nossas buchas de clipe
Tecnologia ↑
- Pesa até 80% menos
- Redução de ruído (#NVH #BSR)
- Baixo desgaste e coeficiente de atrito
- Autolubrificante: não é necessária lubrificação externa
- Reduz as emissões
- Sem corrosão
- Maior vida útil da aplicação
- Amortecimento de vibração
- Alta resistência química
- Liberdade de design
- Fácil montagem
- Pegada de CO2 melhorada
Engenharia de valor para aplicações móveis em veículos
Os produtos da igus podem ser encontrados onde quer que haja movimento . O foco está na redução do atrito, desgaste e ruído em componentes e contrapartes. Desde o suporte do pedal até os limpadores de para-brisa, passando pelo mecanismo de ajuste do assento do carro, das buchas lisas e engrenagens em atuadores e pequenos motores a altas faixas de temperatura na caixa de câmbio… a lista de produtos segue em contínua expansão. Nossos engenheiros estão pesquisando materiais e desenvolvendo produtos e designs novos e inovadores. A base das nossas ideias é sempre aumentar a tecnologia e reduzir custos. Nossa linha de produtos dry-tech atualmente abrange produtos como buchas autolubrificantes tribologicamente otimizadas, engrenagens, porcas, fusos de avanço, mancais esféricos, guias lineares, rolamentos de esferas e muito mais.
Amostras de teste iniciais para sua aplicação – incluindo aquelas baseadas em VAVE
Nem sempre é fácil substituir os componentes de um produto. É por isso que oferecemos as seguintes opções para você receber amostras de forma rápida e econômica.
- Amplo catálogo com mais de 6.500 dimensões e sem custos adicionais de ferramental
- Estoque de tarugos na forma de barras redondas ou placas para usinagem de amostras individuais
- Impressão 3D: de componentes plásticos de baixo desgaste para a indústria automotiva
- Injeção em série e projetos especiais: produtos customizados dry-tech com ferramentas fabricadas em nossa própria ferramentaria com baixo custo proporcional de cavidades. Ampla seleção de materiais
- FastLine: buchas autolubrificantes e arruelas axiais moldadas por injeção personalizadas rapidamente, através de processos totalmente automatizados
Para saber mais, acesse: https://www.igus.com.br/info/industria-automotiva-aplicacao-no-veiculo
Ou entre em contato conosco: (11) 94495-8828 / marketing@igus.com.br