O que são buchas hidrodinâmicas e hidrostáticas?
Rebeca Tarragô | 26th julho 2024
Embora as buchas iglidur tenham sido projetadas para aplicações sem lubrificação, elas também podem ser utilizadas com lubrificantes adicionais, como em buchas hidrodinâmicas e hidrostáticas. Descubra aqui como esses dois tipos de buchas funcionam.
Como funcionam as buchas hidrodinâmicas
Uma bucha hidrodinâmica é caracterizada por uma folga mínima entre a bucha e o eixo, preenchida com lubrificante. Quando o eixo está parado, ele repousa sobre a bucha. Ao começar a girar, o lubrificante é puxado para o espaço estreito entre a bucha e o eixo, e a pressão do lubrificante aumenta conforme a velocidade do eixo cresce. Isso cria uma cunha de lubrificação sob o eixo, levantando-o e evitando o contato direto entre a bucha e o eixo, que ficam separados por uma película de lubrificante
Vantagens das posições de buchas hidrodinâmicas
- A lubrificação hidrodinâmica permite uma operação contínua sem desgaste
- Ideal para grandes forças e diâmetros de buchas, bem como para altas velocidades
- A película de óleo tem efeito amortecedor
- Fácil instalação
1 Cunha de lubrificação | 2 Eixo | 3 Direção de rotação | 4 Alojamento
Bomba de resfriamento com buchas hidrodinâmicas
É nesse caso que as buchas hidrodinâmicas são usadas
As buchas hidrodinâmicas são encontrados com frequência no setor automotivo , onde são usados no gerenciamento térmico. Também são comuns em turbinas de navios e submarinos, pois operam com ótimo desempenho em ambientes úmidos. Elas também desempenham um papel importante na geração de energia, especialmente em turbinas eólicas e usinas hidrelétricas . As buchas hidrodinâmicas também são usadas em máquinas industriais, como grandes máquinas-ferramentas e bombas. Sua capacidade de suportar altas cargas com baixo atrito as tornam ideais para essas aplicações.
Como funcionam as buchas hidrostáticos
Uma bucha hidrostática é um tipo de bucha no qual uma bomba é usada para inserir lubrificante entre o eixo e a bucha. Em contraste com as posições das buchas hidrodinâmicas, esse tipo é, portanto, permanentemente totalmente lubrificado.
As buchas hidrostáticas são usadas quando é necessária uma operação centralizada do eixo. Entretanto, como o suprimento de óleo ou a pressão do óleo representam um risco à segurança, as buchas hidrodinâmicas são geralmente preferidas.
Vantagens das posições de bucha hidrostática
- A película de óleo duradoura significa que não há resistência ao deslizamento no acionamento e na parada
- Baixo desgaste da posição da bucha
- Baixo poder de atrito
1 Entrada de óleo | 2 Eixo | 3 Direção de rotação | 4 Alojamento | 5 Saída de óleo
As buchas hidrostáticas são usadas com frequência em máquinas-ferramentas
É nesse caso que as buchas hidrostáticas são usadas
As buchas hidrostáticas têm áreas de aplicação semelhantes às das buchas hidrodinâmicas. No entanto, como elas têm uma precisão de funcionamento real mais alta, geralmente são encontradas em aplicações de alta precisão, como máquinas de medição ou máquinas-ferramenta. Assim como as buchas hidrodinâmicas, elas também são usados na geração de energia. Aqui, elas fazem parte de turbinas e geradores, entre outras coisas.
Nossas buchas autolubrificantes para áreas de aplicação hidrodinâmica
A igus oferece várias buchas de plástico que podem ser combinadas com lubrificação hidrodinâmica. Suas principais diferenças são os parâmetros de aplicação, como temperatura ou resistência química, para os quais foram desenvolvidas.
Para saber mais, acesse: https://www.igus.com.br/info/buchas-autolubrificantes-buchas-iglidur
Ficaremos felizes em ajudá-los a escolher a melhor bucha autolubrificante para a sua aplicação!