O que é o 7º eixo para robôs?
Rebeca Tarragô | 23rd junho 2021
Um fator limitante de um robô de quatro, cinco ou seis eixos é que ele é estacionário e normalmente parafusado ao chão em uma posição fixa para trabalhar dentro de um espaço de trabalho definido. No entanto, adicionar um 7º eixo muda isso.
Um 7º eixo é um sistema de transferência linear para mover robôs ao longo de outro eixo linear (ou 7º). Às vezes chamados de “unidades de transferência de robô” ou “unidades de transferência linear”, esses sistemas permitem que os robôs movam o comprimento de uma guia linear para outras estações de trabalho e células para realizar outras tarefas. Embora pareça muito complicado, este é, na verdade, um conceito simples, conforme mostrado na foto abaixo.
Na foto: atuador de correia linear ZLW de 7º eixo igus® drylin® com um braço robótico robolink®
Nessa postagem do blog, vamos falar sobre os benefícios de um 7º eixo, exemplos de aplicações e conhecer um atuador linear autolubrificante que torna mais fácil implementar e manter um 7º eixo. Vamos lá?
Quais são os benefícios de um 7º eixo?
O benefício principal de adicionar um 7º eixo a um robô é que a unidade pode ser facilmente transferida para outra célula de trabalho, substituindo a necessidade de robôs adicionais. Isso também permite que o robô seja posicionado fora de uma área de trabalho para requisitos de segurança humana.
Outra vantagem de adicionar esse eixo é que ele dá a um robô menor, a possibilidade de realizar as funções de um robô com um braço/alcance maior.
Esses benefícios oferecem uma economia de custos para o usuário final e promovem um retorno mais rápido do investimento, uma vez que a produtividade pode ser aumentada.
Exemplos de aplicação
Aplicações como pintura, revestimento, soldagem, paletização, pick-and-place, transporte e instalações de armazenamento/logística são apenas alguns exemplos de onde um 7º eixo funcionaria bem. Isso porque esses robôs geralmente são capazes de realizar tarefas repetitivas e até mesmo perigosas para os humanos.
Os sistemas do 7º eixo podem ser montados horizontal e verticalmente, dependendo dos requisitos. Eles também podem ser elevados para adicionar segurança, assim como espaço livre no armazém ou fábrica onde são empregados.
Sistemas menores de 7º eixo podem até mesmo ser montados em um AGV (veículo guiado automatizado) para ainda mais flexibilidade. Isso permite mais espaço para outros processos ou armazenamento abaixo, aumentando o fluxo de trabalho de uma operação e a produtividade geral.
Atuadores lineares para o 7º eixo
Existem vários tipos de sistemas lineares que podem acionar um 7º eixo. Um dos sistemas mais comuns para mover robôs menores, como a Universal Robots, são atuadores lineares que dependem de rolamentos lineares acionados por correia dentada.
Produtos como a linha drylin® para o 7º eixo possuem como conceito base suas buchas deslizantes de polímero autolubrificantes, o que os tornam ideais para trabalhar em ambientes sujos e eliminam a necessidade de lubrificação à base de óleo ou graxa. Como não há lubrificação úmida no sistema, isso também permite que eles sejam usados em ambientes limpos e sensíveis, dependendo dos requisitos.
Outro benefício dos sistemas com buchas deslizantes do 7º eixo é que eles geralmente utilizam trilhos-guia de alumínio, tornando-os significativamente mais leves do que os sistemas de buchas lineares de esferas metálicas.
Para robôs maiores com cargas altas em movimento, é recomendado o uso de rolamentos de esferas lineares; embora o preço deles possa ser significativamente maior do que os sistemas drylin, com buchas em polímero deslizantes. Além disso, em aplicações onde há sujeira/poeira/aparas de metal, é importante tomar cuidado para evitar que esses detritos entrem nos rolamentos.
Os motores de passo com estrutura NEMA são freqüentemente usados para alimentar os sistemas do 7º eixo e podem até ser encontrados com os sistemas de controle que permitem que eles sejam totalmente integrados aos próprios controles do robô.
Nós tornamos isso mais fácil
Tudo isso pode parecer muito complicado, mas existem algumas empresas, como a igus®, que integraram seu hardware e elementos de controle para uma montagem fácil e rápida. As placas de montagem são pré-perfuradas para muitos robôs UR e EPSON, e nosso 7º eixo possui uma tampa UR e um plug USB, são simples e fáceis de instalar, permitindo a programação em 1-2 minutos. Para ver como é fácil montar o 7º eixo da igus® nos controles UR, confira o vídeo abaixo.
Visite nossa página da web para saber mais sobre o 7º eixo drylin® ZLW. Você também pode entrar em contato conosco para tirar qualquer dúvida ou discutir algum projeto 🙂
marketing@igus.com.br – (11) 3531-4470