Next Implementos e igus: inovação conjunta para maior eficiência em cestos aéreos
Rebeca Tarragô | 9th setembro 2025

A busca por soluções que tragam mais confiabilidade, redução de manutenção e maior segurança é constante no setor de implementos. A Next Implementos, empresa situada em Monte Mor e que é referência no desenvolvimento de projetos customizados para o mercado eletricitário, encontrou na parceria com a igus uma forma de agregar ainda mais valor aos seus equipamentos.
Tradicionalmente, os implementos de cestos aéreos utilizavam buchas de bronze usinado com graxeira para peças metálicas, exigindo uma manutenção com frequência e aumentando o tempo de parada dos equipamentos. Procedimentos de praxe em diversos equipamentos que utilizam soluções metálicas ou bimetálicas em pontos móveis e que são informados aos clientes para manutenção corretiva e preventiva previamente. Com o compromisso de sempre oferecer soluções diferenciadas, a Next substituiu essa tecnologia por buchas autolubrificantes de polímero iglidur® Q da igus®, desenvolvidas para trabalhar em altas cargas sem necessidade de lubrificação externa.


Antes, os caminhões com implementos de cesto aéreo utilizavam buchas de bronze usinado com graxeira, que exigiam lubrificação a cada 20–40 horas de uso. Caso essa manutenção não fosse realizada corretamente, havia risco de desgaste prematuro e até problemas na mobilidade do equipamento — algo crítico em operações de campo.
Com a substituição pelas buchas autolubrificantes de polímero iglidur® Q da igus, a necessidade de lubrificação foi completamente eliminada. Isso significa que, mesmo que o cliente final esqueça esse tipo de manutenção, os pontos de articulação continuam funcionando de forma confiável, sem riscos de falhas operacionais.
Outro ponto implementado trazendo melhorias técnicas e de performance para os clientes finais, foram as juntas esféricas, que anteriormente eram metálicas e foram substituídas por juntas esféricas em polímero igubal® da igus®.

O resultado foi imediato:
• Redução de manutenção para o cliente final
• Mais confiabilidade e durabilidade nos projetos
• Processo produtivo otimizado, sem necessidade de usinagem ou pontos de graxa
Segundo a própria equipe da Next, cada inovação é pensada para garantir mais eficiência e praticidade no dia a dia de quem opera os equipamentos. Agora, com a tecnologia igus integrada, os cestos aéreos ganham ainda mais robustez e qualidade, além de se tornarem cada vez mais sustentáveis.
Este é apenas o início de uma parceria que promete expandir para novas aplicações, consolidando a Next como especialista em soluções sob medida e mostrando como a união de duas empresas inovadoras pode transformar o mercado.
