Lubrificação de porcas e fusos – 3 razões importantes pelas quais você não deve lubrifica-los!
Rebeca Tarragô | 26th janeiro 2022
Quando se trata de fusos de avanço de esferas metálicas a necessidade recorrente de lubrificação pode ser um problema. É certo que alguns produtos requerem lubrificação para garantir que não emperrem, no entanto, é fácil esquecer que a lubrificação não é um pré-requisito para todos os produtos. E com qualquer produto da igus® simplesmente a lubrificação não se faz necessária, por isso é possível economizar tempo e dinheiro e não se preocupar com possíveis falhas devido à má lubrificação!
Confira na postagem de hoje 3 razões pelas quais a lubrificação dos fusos de avanço rápido não é necessária com a igus®!
Motivo 1 – Desperdício de dinheiro
Nossos sistemas de fusos são desenvolvidos para operação livre de manutenção e totalmente a seco, o que significa que não é necessária lubrificação das porcas e fusos. Com isso em mente, você não pode realmente comparar um sistema de fuso lubrificado com um sistema de operação a seco. Os fusos de esfera metálica operam de forma diferente por causa da lubrificação externa utilizada. Os lubrificantes podem causar um alto esforço de manutenção e custos adicionais que muitas vezes não são contabilizados.
Com os produtos dryspin® da igus®, a isenção da necessidade de lubrificação se deve à estrutura homogênea do material da porca do fuso, que já vem com lubrificantes sólidos embutidos em sua composição. Isso garante que qualquer desgaste seja principalmente linear, o desgaste pode ser calculado de acordo com as especificidades da aplicação e, portanto, os intervalos de manutenção podem ser programados e planejados antecipadamente, sem surpresas. A alteração de fusos de esferas metálicas para porcas de polímero pode implicar em uma redução de custos de até 61,5%!
Nossos materiais são caracterizados por suas características especiais: sua composição única os torna extremamente resistentes ao desgaste e resistentes a quase todos os ambientes. Devido ao efeito autolubrificante, as porcas do fuso são 100% de funcionamento a seco e livres de manutenção. Sua composição especial os torna extremamente resistentes ao desgaste, robustos e de vida útil longa. Portanto, usar produtos igus® significa não usar graxa, economizando seu dinheiro.
Motivo 2 – Contaminação
A lubrificação da porca pode penetrar nas cavidades, misturar-se com partículas de sujeira e poeira e trazê-las para a superfície. Partículas como poeira e fibras podem aderir aos fusos convencionais devido à graxa ou à lubrificação utilizada. Em ambientes sujos, isso diminui muito a vida útil. Em comparação, ao usar produtos igus® , você aumentará a vida útil. Nenhuma partícula de poeira é capaz de aderir ao fuso de avanço, portanto, são ideais para ambientes sujos e limpos.
As aplicações de salas limpas exigem produtos onde a contaminação não é aceitável, e os produtos dryspin® são ideais para isso. As vantagens acima mencionadas permitem que os acionamentos de fuso dryspin® sejam usados em indústrias especiais, como a de alimentos e embalagens, medicamentos ou tecnologia farmacêutica, para citar apenas alguns. Essas indústrias obrigam a que os produtos instalados sejam absolutamente limpos, higiénicos e muito fáceis de manter.
Motivo 3 – A lubrificação pode diminuir a vida útil do componente e o tempo de operação
Como regra, nossos materiais são resistentes a certos lubrificantes à base de óleo, mas o uso desses lubrificantes pode afetar negativamente a porca do fuso. Nos de esferas metálicas caso a lubrificação não for feita de forma consistente, surgem problemas com desgaste e emperramento. Ter a lubrificação já embutida na composição do material iglidur® permite um funcionamento suave sem a necessidade de engraxar. Essa é a chave para uma vida útil longa.
Resumindo… com a substituição de fusos de avanço rápido com esferas metálicas por fusos de avanço rápido da linha dryspin você tem uma vida útil mais longa, sem contaminação e ainda por cima economiza de dinheiro.
Confira o infográfico abaixo que preparamos para vocês!
Para saber mais, acesse também: https://www.igus.com.br/info/ball-screw-drive-vs-dryspin-screw-drive