Filamentos iglidur® FDM: uma alternativa industrial aos materiais padrão de impressão 3D
Rebeca Tarragô | 25th abril 2025

A impressão 3D é um método de fabricação amplamente popular e em rápido crescimento, com o modelagem por deposição fundida (FDM) sendo o tipo mais popular de impressão 3D.
A popularidade da impressão FDM levou ao desenvolvimento de inúmeras variedades de filamentos de impressão por diversos fabricantes, cada um com suas próprias propriedades, vantagens e desvantagens. A igus® é um desses fabricantes de filamento FDM.
Continue lendo para descobrir o que diferencia os tribofilamentos iglidur® da igus das alternativas e conheça algumas das muitas aplicações e casos de uso que só são possíveis com os filamentos iglidur, resistentes ao desgaste.

Equívocos sobre componentes impressos em 3D
Mesmo com a crescente popularidade da impressão 3D, ainda existem muitos equívocos sobre como ela funciona e a eficácia dos componentes impressos em 3D em aplicações industriais. Muitas vezes, assume-se que os materiais usados na impressão 3D — especialmente na impressão FDM — simplesmente não são fortes o suficiente para suportar cargas altas, velocidades e desgaste.
Os filamentos FDM da igus desafiam esses equívocos. Suas propriedades resistentes ao desgaste e autolubrificantes os tornam ideais para aplicações industriais com movimento frequente. Em comparação com os filamentos padrão, os filamentos iglidur duram até 50 vezes mais em aplicações móveis. Eles até oferecem uma vida útil semelhante à de componentes injetados de iglidur.
Acesse um material completo comparativo dos filamentos igus!
Um olhar mais atento aos filamentos iglidur

Como mencionado anteriormente, os filamentos iglidur oferecem excelente resistência ao desgaste e podem ser usados de forma eficaz em aplicações móveis. Diversas variantes de material estão disponíveis, cada uma com propriedades exclusivas adequadas a áreas específicas de aplicação. Entre essas, há três opções particularmente populares e amplamente aplicadas:
Esses três materiais são considerados “versáteis” devido à sua ampla gama de aplicações possíveis e à facilidade de processamento, assim como os filamentos padrão de PLA e PETG. Perfis de impressão para o processamento desses materiais em impressoras selecionadas da Bambu Lab, Prusa e Ultimaker estão disponíveis para download para garantir o processamento adequado. Esses materiais também estão disponíveis com diâmetros de 1,75 mm ou 3 mm.

Outras características de materiais selecionados da linha de filamentos iglidur incluem conformidade com a FDA e a UE para segurança alimentar, resistência à flexão de até 237 MPa e módulo de elasticidade de flexão de até 11,5 GPa, e resistência a temperaturas de aplicação de até 170°C (338°F).
Essas propriedades garantem que os filamentos iglidur possam ser usados em aplicações em diversos setores, atendendo facilmente a requisitos exigentes. A impressão multimaterial também pode ser utilizada para situações exclusivas onde diferentes áreas de uma peça precisam atender a requisitos distintos.
Filamentos FDM não industriais
A maioria dos filamentos FDM é projetada para ser usada por hobbyistas e, portanto, não possui a resistência ao desgaste e a força necessárias para aplicações industriais, onde o movimento e o atrito podem ser constantes.
Isso ocorre simplesmente devido a um conjunto diferente de prioridades nas aplicações de hobby — principalmente facilidade de processamento, velocidade de impressão e aparência do material. Para atender a essas necessidades, fatores como resistência do material e vida útil são ignorados.

Projeto de impressão 3D para hobbyistas
Como esses materiais não industriais são alguns dos mais conhecidos e populares, há naturalmente uma menor conscientização sobre as alternativas industriais e os benefícios que elas oferecem, que não podem ser replicados com os filamentos “normais”.
Aplicações industriais FDM
Embora a maioria dos projetos de impressão 3D seja voltada para hobbyistas e não para uso industrial, isso não significa que as aplicações industriais não sejam frequentes. Seja para fornecer peças sobressalentes para substituir componentes falhados, produção rápida de peças recém-projetadas ou aprimoramento de designs existentes, a impressão 3D pode ser um recurso valioso em aplicações industriais.
A igus não só pode produzir peças personalizadas e geometrias complexas através da impressão 3D, mas também pode fabricar peças padrão com dimensões personalizadas. Desde rolamentos, porcas de parafuso de avanço, engrenagens e muito mais podem ser fabricados sob encomenda a partir dos filamentos iglidur, com o serviço de impressão 3D da igus.
Relacionados: Métodos e processos de impressão 3D da igus
Conclusão
Compreender a diferença entre filamentos FDM industriais e não industriais é absolutamente essencial ao selecionar um filamento para sua própria aplicação. Considerações e prioridades de design são completamente diferentes entre essas duas categorias, e tentar usar um filamento não industrial em uma aplicação industrial só levará a falhas rápidas nas peças.
