Existem componentes plásticos para aplicações móveis que são detectáveis e com certificações para uso na indústria alimentícia?
Rebeca Tarragô | 18th setembro 2022
A resposta aqui é bem simples: SIM!
Na indústria alimentícia muitas vezes é necessário utilizar componentes plásticos que tenham aprovação alimentar. Às vezes eles estão em contato direto com os alimentos sendo processados ou localizados próximos aos produtos. Existe um alto risco de que partes ou outros componentes plásticos se quebrem e caiam no produto. Se os materiais utilizados forem de cor azul, eles podem ser detectados visualmente no produto. Infelizmente, essas partículas não podem ser encontradas com um detector de metais. Por esta razão, muitos polímeros são fornecidos com partículas no composto que tornam isso possível. Mas quando se trata de aplicações móveis, as possibilidades geralmente são limitadas.
Quando a detectabilidade é necessária?
Muitas vezes lidamos com esse problema. Mancais lisos simples são usados na maioria das aplicações. Como eles geralmente são assentados com um ajuste positivo e fixados em um orifício da caixa, é quase impossível que eles caiam ou quebrem. No entanto, se a aplicação for diferente e exigir o uso de rolamentos esféricos ou de flange fixo, é necessário cuidado. Os rolamentos esféricos estão abertos acima do produto e podem quebrar em caso de uso indevido ou colisão. Nesse caso, existe o risco de que fragmentos possam entrar no produto aberto.
Se, por exemplo, estivermos nas abas de pesagem de uma máquina de formação, enchimento e selagem de sacos, esses fragmentos podem simplesmente cair na embalagem subjacente. Tais fragmentos são difíceis de detectar na embalagem posteriormente selada. No entanto, a contaminação do alimento deve ser imediatamente detectada e indicada. Embora uma mensagem de erro no sistema impeça a produção adicional, ela não fornece nenhuma informação precisa sobre qual produto é ou pode ser afetado.
Como são as soluções de mancais lisos e esféricos?
Precisamente devido a este risco e à estreita cooperação com os nossos clientes da indústria alimentar, desenvolvemos o iglidur® FC e os produtos igubal® FC. Nosso objetivo era desenvolver um material que oferecesse as melhores especificações tribológicas possíveis para aplicações móveis e fosse detectável. Mas também deve estar em conformidade com a FDA e a UE 10/2011. Com o programa FC (Food Contact) encontramos uma boa solução que combina exatamente isso. Oferecemos não apenas rolamentos de flange fixos e autocompensadores da linha igubal®, mas também rolamentos lisos. Isso nos permite implementar um grande número de aplicações móveis na indústria de alimentos e embalagens que são seguras e detectáveis.
Saiba mais sobre nossas soluções para a indústria alimentícia aqui: