Dimensionando e configurando conectores retangulares – igus Blog Brasil

Dimensionando e configurando conectores retangulares

Rebeca Tarragô | 5th julho 2022

Na área de conectores retangulares pesados ​​para a indústria, existem vários fabricantes conceituados no mercado – Harting com sua conhecida Han Series, Weidmüller Rockstar, Wieland Revos, Ilme, Lapp Epic, HTC, Tyco, Amphenol, Multicontact, Phoenix, Wain e muito mais…

As áreas de aplicação desses conectores são inúmeras. Por exemplo, eles podem ser encontrados na:

  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia de Tráfego
  • Geração e distribuição de energia
  • Energia solar e eólica
  • Tecnologia de automação
  • Dispositivos industriais
  • Tecnologia de telecomunicações e transmissão
  • Redes industriais
  • Tecnologia médica
  • Tecnologia de eventos e palcos

Ao escolher o conector plug-in certo para sua própria aplicação, você pode produzir uma quantidade quase ilimitada de combinações de diferentes caixas. Primeiro, você deve decidir entre a carcaça do conector, a base do conector, a carcaça do acessório e a carcaça do acoplamento com diferentes insertos de contato. Esses, por sua vez, podem ser combinados com diferentes tecnologias de conectores, desde crimpagem, grampo de gaiola, terminais de base e solda, conexões axiais, rápidas, terminação compatível até técnica de grampo de gaiola axial.

Como escolher o conector certo?

A regra básica é: sempre monte o conector de dentro para fora…

1º Escolha o inserto de contato certo

Com base nos pontos de contato necessários, você primeiro escolhe o inserto de contato certo que está equipado com o número de pólos correspondente. É importante levar em consideração o soquete ou o parafuso durante a seleção.

Escolha o alojamento certo

O tamanho do inserto de contato selecionado determina então a carcaça a ser usada. Aqui, além dos diferentes tipos de alojamento (caixa do conector, base do conector, encaixe ou caixa do acoplamento), o tamanho da rosca e o tipo do mecanismo de travamento precisam ser considerados.

Escolha a conexão de parafuso correta

Escolha a conexão de parafuso correta com base no diâmetro do cabo e no tamanho da rosca na carcaça do conector…

… e pronto!

Ok… essa fórmula simplificada pode não representar todas as variações – como por exemplo a questão do tipo de contato.

Que tipo de conexão é geralmente a melhor?

Se, por exemplo, você deseja conectar alto desempenho com seções transversais de núcleo alto, sua escolha é limitada. Neste caso, você terá que optar por uma conexão aparafusada axial.

Mas muitas vezes você de fato tem uma escolha – Dada a escolha, vou pela melhor opção pelo menor preço. – Mas qual é a melhor opção? Crimpagem, aparafusamento, solda…?

No que diz respeito ao manuseio no campo, significa um aterramento idealmente livre de ferramentas no canteiro de obras. Então, você está muito bem equipado com um contato parafusado ou um terminal de grampo de gaiola. Uma chave de fenda, um descascador de cabos e algumas pontas de cabos devem fazer parte do equipamento padrão de um canteiro de obras.

Quando se trata de rentabilidade combinada com alta qualidade, o contato de crimpagem processado por máquina é imbatível. Se você gosta de nós na igus, use o crimpador de decapagem para anilhas soltas AM03 da Zoller+Froehlich, você reconhecerá rapidamente as vantagens deste método de processamento.

Conector Harting montado

Se nós da igus® formos abordados sobre o fornecimento de cabos com chicotes com “conectores Harting, o cliente geralmente procura um cabo que ele possa instalar como está sem ter que fazer nenhuma alteração no campo. Então, muito se fala a favor do processamento mecanizado dos contatos.

Qualidade, rendimento, produtividade e, portanto, também preço são boas razões para escolher esse método de processamento. A combinação do processamento da máquina dos contatos com o processamento de cabos da máquina a montante, áreas de chicotes especializadas e rolamentos Kanban, leva a excelentes prazos de entrega.

Para obter o conector plug-in correto, visite nossa Loja de conectores.

Ou encontre seu cabo com chicote no localizador de produtos readycable®.

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.




Palavras-chaves do artigo:

Newsletter:

Escolha um tópico agora