Comparativo igus! Por quê nossas soluções são diferentes? Parte 2 – Esteiras triflex® versus tubos corrugados!
Rebeca Tarragô | 6th março 2023
Tanto os tubos corrugados como os sistemas de esteiras porta cabos triflex exercem a função de proteger cabos em aplicações robóticas. Mas será que ambas as soluções entregam os mesmos benefícios? Hoje vamos passar por alguns pontos que diferenciam essas soluções…
As mangueiras corrugadas, ou tubos corrugados existem a muitos anos no mercado. Apesar de muitas vezes serem soluções mais baratas inicialmente, alguns pontos, como a dificuldade de acesso aos cabos e recorrência de manutenção podem aumentar esse custo.
Essa solução estica muito sob carga de tração, porém, os cabos em seu interior não podem alongar na mesma proporção, o que pode danificá-los. Caso as mangueiras sejam danificadas em pedaços específicos, não é possível a substituição apenas das áreas atingidas, é necessário substituir toda a mangueira.
Um dos principais pontos que diferenciam os sistemas de esteiras porta cabos dos tubos corrugados tradicionais é a sua modularidade. Esses sistemas proporcionam uma troca segmentada e rápida, que permite eliminar problemas de emendas em tubos.
Abertura lateral para inserção de cabos e mangueiras: A facilidade de acesso aos cabos promove uma facilidade de instalação de de manutenção nas esteiras triflex.
Caso sua aplicação tenha conectores grandes, com a esteira triflex TRE não é necessário a desmontagem do mesmo, devido sistema de abertura lateral é possível inserir ou retirar o cabo rapidamente, ganhando tempo em eventuais manutenções ou melhorias.
Alta resistência à torção:
A esteira triflex TRE possui alta robustez e durabilidade em aplicações com grandes exigências de movimentação como em robôs 6 eixos. Diferente dos tubos corrugados acabam se deformando e rompendo com o tempo quando são exigidos em torção, a esteira permanece com seu formato original dando maior vida útil aos cabos e mangueiras.
Ângulo de torção de 7-12,5° por elo da esteira.
Até 900° de ângulo de torção para um metro (exemplo: TRC/TRE.40)
Fácil montagem e desmontagem:
Caso haja necessidade no ajuste do movimento/programação do robô, onde o comprimento da esteira precise ser aumentado ou reduzido, o sistema de elo a elo da triflex TRE possibilita aumentar e diminuir o comprimento da esteira. Além disso, há a possibilidade da troca de elos conforme o desgaste, não sendo necessária a troca do sistema por completo.
- 4 vezes mais resistência com relação aos modelos anteriores:
Devido ao formato pino-furo de encaixe entre os elos, a versão “B” da esteira triflex TRE possui 4 vezes mais resistências do que os modelos anteriores.
- Raio de curvatura permanente = maior vida útil de cabos e mangueiras
Diferente do tubo corrugado, a esteira triflex TRE possui batentes externos que respeitam um raio de curvatura. Este raio de cuvatura mínimo protege os cabos e mangueiras de curvaturas excessivas, aumentando assim a vida útil dos mesmos. Esses raios podem variar de 50 a 182 mm, dependendo do tamanho da esteira triflex.
Em certas áreas, os cabos apenas devem se movimentar em uma só direção espacial… nessas aplicações muitas vezes os tubos corrugados podem atender tranquilamente as exigências. As esteiras porta cabos da linha triflex R (TRE, TRC e TRL) foram desenvolvida especificamente para robôs exigentes de vários eixos. Devido à sua elevada absorção de força de tração e elevada flexibilidade, a esteira porta cabos permite uma rotação de aproximadamente ±10° por elo com movimentos complicados nos eixos verticais. Comparativamente com mangueiras de proteção de cabo, a triflex R oferece uma solução com raio de curvatura definido, o que aumenta significativamente a vida útil dos cabos e mangueiras.