Como tornar o uso de cabos elétricos mais sustentável: As iniciativas sustentáveis da igus – igus Blog Brasil

Como tornar o uso de cabos elétricos mais sustentável: As iniciativas sustentáveis da igus

Rebeca Tarragô | 21st outubro 2024

A sustentabilidade é uma questão crucial para as indústrias em todo o mundo, e os cabos elétricos, com sua ampla aplicação, não estão isentos desse movimento. Na igus®, adotamos uma abordagem consciente em relação ao meio ambiente ao desenvolver nossos cabos chainflex®.

Essa semana iniciamos uma série, abordando algumas iniciativas que a igus® como empresa adota à nível GLOBAL. Aqui estão algumas maneiras de como nossos cabos elétricos podem contribuir para um futuro mais sustentável:

1. Redução de emissões de CO₂ com rotas de entrega curtas
Uma das formas mais diretas de minimizar o impacto ambiental é reduzir a pegada de carbono no transporte. Na igus®, evitamos rotas de transporte longas sempre que possível. Com uma cadeia de suprimentos local bem estruturada, somos capazes de entregar 70% de todos os cabos chainflex® com rotas curtas em todo o mundo. Isso não apenas diminui significativamente as emissões de CO₂, mas também proporciona prazos de entrega mais rápidos para nossos clientes.

2. Aproveitamento de comprimentos residuais: Não desperdice, reutilize!

Em vez de descartar os comprimentos residuais no final de uma bobina de cabo, oferecemos esses comprimentos para nossos clientes. A qualidade permanece a mesma e a garantia de 4 anos também se aplica. Evitar o descarte de cabos que ainda podem ser utilizados é uma maneira inteligente de reduzir o desperdício. Entre em contato para aproveitar essa oportunidade sustentável!

3. chainflex CASE: reduzindo resíduos e economizando recursos

A BSH Hausgeräte encontrou na chainflex® CASE a solução ideal para evitar desperdícios no manuseio de cabos durante a manutenção. A chainflex® CASE permite desenrolar cabos diretamente da caixa, sem desperdício, e ainda reduz o uso de materiais de embalagem. O resultado? Uma economia de 84% nos custos de envio, pois o produto pode ser transportado por transportadoras comuns, e a possibilidade de utilizar refis, reduzindo ainda mais os resíduos de embalagens. Essa é uma solução que beneficia tanto nossos clientes quanto o meio ambiente.

4. Vida útil longa: menos trocas, menos desperdício

A durabilidade dos cabos chainflex® significa que eles precisam ser substituídos com menos frequência, economizando recursos e reduzindo a necessidade de novas produções. Em aplicações exigentes, como em uma fábrica de cimento com uma pista de guindaste de 32 metros, o uso de cabos duráveis economiza não apenas dinheiro, mas também recursos naturais. Isso reflete um compromisso com a eficiência e a sustentabilidade a longo prazo.

5. Sem comprimentos fixos para evitar superprodução
Na igus, nossos cabos são cortados por metro, de acordo com suas necessidades exatas. Isso evita a superprodução e o desperdício, uma vez que não exigimos comprimentos fixos ou quantidades mínimas. Você pode solicitar a partir de apenas 1 metro de cabo, sem custos adicionais, garantindo o uso eficiente de materiais e a redução de sobras desnecessárias.

6. Economize papel com mais materiais digitais/online

Estamos comprometidos em reduzir o uso de materiais impressos, economizando papel e contribuindo para a redução de emissões de CO₂. Todas as informações sobre nossos produtos, incluindo fichas técnicas, catálogos e relatórios de testes, estão disponíveis em nosso site, facilitando o acesso a dados de forma rápida e sustentável.

Nós estamos e somos cada vez mais dedicados à tornar o uso de cabos elétricos mais sustentável, desde a redução de emissões até a economia de recursos e o aproveitamento total dos materiais. Entre em contato para saber como nossos cabos chainflex® podem contribuir para a sustentabilidade da sua operação, e faça parte dessa mudança!

Para maiores informações acesse: https://www.igus.com.br/info/chainflex-sustainability

Tem uma solicitação de cabos? Acesse: https://www.igus.com.br/info/chainflex-request-sustainability

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.