Como que a clássica esteira porta cabos e-chain® da igus se adapta à IoT e à indústria 4.0?
Nayara Espinaci | 6th setembro 2021
Para nos mantermos à frente da concorrência, é fundamental estarmos atentos e compreendermos os desejos dos nossos clientes “de dentro para fora”. Frequentemente, somos questionados sobre quais soluções IoT (internet das coisas) e indústria 4.0 oferecemos para nossas esteiras porta cabos, cabos, buchas autolubrificantes e buchas lineares, que podem ajudar a melhorar os processos em geral.
A era da tecnologia
Hoje em dia, a produção personalizada com o menor custo com os menores prazos de entrega, muitas vezes, só é possível por meio do uso de soluções de automação altamente complexas. Termos como “Indústria 4.0”, “Internet das Coisas” (IoT) e “manutenção preditiva” são usados para descrever tecnologias e conceitos que visam melhorar o uso eficaz de todas as máquinas, componentes e recursos para otimizar a eficiência.
Conceitos caros
Frequentemente, essas tecnologias envolvem conceitos de software e hardware muito complexos e geralmente caros que precisam ser conectados em rede, enquanto também transferem dados para a “nuvem”. Isso permite que consultores e estrategistas ofereçam análises aprofundadas e desenvolvam estudos de caso que podem ajudar a otimizar o gerenciamento e as estratégias do fornecimento de energia. Em relação à manutenção, novos sensores “inteligentes” são usados para registrar os dados da máquina e o status da condição de uma máquina, que podem então ser usados para fornecer informações de “manutenção preditiva” e antecipação de falhas.
Parece um pouco complicado, não é? Esses conceitos trarão a vantagem competitiva desejada no final? Como você começou? E, acima de tudo, o que a igus® e as esteiras porta cabos e-chain® têm a ver com isso?
Plásticos Inteligentes
As esteiras porta cabos “inteligentes” da igus®, cabos elétricos altamente flexíveis para movimentação e buchas lineares e autolubrificantes sem manutenção e de funcionamento a seco que utilizam essas tecnologias IoT estão todos reunidos sob uma gama de produtos conhecidos como plásticos inteligentes. Esses produtos são projetados para uso em milhares de fábricas e máquinas, em uma ampla variedade de indústrias em todo o mundo.
Duas categorias principais
Os plásticos inteligentes igus® são divididos em duas categorias principais. Primeiro – produtos que se concentram no monitoramento de condições, que monitoram o status de uma máquina e, no caso de ocorrerem condições operacionais atípicas ou falhas inesperadas, desligue ou acione um alarme para minimizar os efeitos negativos e danos. Em segundo lugar, a igus® oferece uma variedade de conceitos online e offline que funcionam para prever manutenção potencial e futura, e também comunicar recomendações através da Internet (IoT) ou sua rede local (offline).
Testes
Graças aos extensos resultados de teste produzidos em nosso próprio laboratório de teste, sempre fomos capazes de prever com segurança a vida útil de qualquer produto igus®, que é então documentada com uma garantia de 36 meses. No entanto, para planejar de forma proativa a próxima manutenção com mais eficácia ou reconhecer possíveis falhas em um estágio inicial, só fazia sentido permitir que esses produtos e nossas esteiras porta cabos e-chain® “falassem” e os tornassem “inteligentes”.
Conclusão
A manutenção preditiva e o monitoramento de condições fazem parte da realidade da Indústria 4.0. Com as esteiras porta cabos e-chain®, cabos elétricos chainflex® e buchas autolubrificantes inteligentes, a igus busca como objetivo: melhorar a segurança e eficiência da máquina, juntamente com a redução de custos.
Para saber mais sobre sensores inteligentes em esteiras porta cabos, cabos chainflex® e buchas para monitoramento de condição e manutenção preditiva, visite nosso site aqui. www.igus.com.br