Como diminuir o peso em aplicações de movimentação linear? – igus Blog Brasil

Como diminuir o peso em aplicações de movimentação linear?

Rebeca Tarragô | 6th abril 2022

O peso tem um papel importante em diferentes aplicações, seja no nosso dia a dia, no meio industrial… Um avião gasta mais combustível se estiver muito pesado, para se carregar, um item plástico é mais fácil de se carregar do que um mesmo feito em vidro pois pesam menos, uma máquina industrial gasta mais energia e força de acionamento dependendo do peso embarcado… Vamos falar sobre a sustentação desse argumento hoje quando o assunto são guias lineares….

“O fato é que é preciso energia para mover a massa. Essa energia pode assumir a forma de combustível, eletricidade ou sua própria força muscular!”

Por isso, também é importante reduzir o peso no projeto de máquinas e equipamentos e na automação. Cada grama em excesso aumenta as necessidades de energia ou retarda o movimento. A lei da massa inerte se aplica.

A indústria têxtil, por exemplo, utiliza guias lineares que devem ser movidos a velocidades superiores a 20m/s, em alguns casos a uma frequência superior a 100Hz, com acelerações superiores a 6m/s 2 . Isso só pode ser feito com pouco peso morto.

Deve ser fácil para uma pessoa manusear e mover equipamentos portáteis de laboratório ou de cozinha. Equipamentos que devem ser levantados com frequência não devem exceder 10kg. O limite de peso para levantamento ocasional é de 15kg. (Fonte: Ministro Federal Alemão do Trabalho e Assuntos Sociais/Regulamento Alemão de Manuseio de Carga)

Como deixar um design mais leve? A maneira mais fácil é com a seleção de materiais. O plástico é 5x mais leve que o aço e o alumínio é 2,5x mais leve. A forma mais flexível do plástico oferece ainda mais vantagens de peso.

Isso pode ser levado em consideração durante a seleção da guia linear. Os sistemas de guias lineares podem se mover em alumínio anodizado com seus controles deslizantes de plástico. A distribuição de peso ideal garante que o controle deslizante não deixe vestígios no alumínio. Podemos referencias esse efeito com esquis na neve. Muita área de superfície, pouca carga de superfície, pouco perigo de colapso.

Por motivos técnicos, as guias de rolamentos de esferas recirculantes não podem ser movidas continuamente em trilhos de alumínio. Sob carga, o contato pontual de esferas individuais deixaria marcas na superfície e danificaria a guia da esfera. A pressão máxima da superfície no alumínio macio é muito grande – a camada anodizada dura é muito fina e pode ser comparada com um ovo de galinha, ou mais especificamente, com a casca do ovo. Casca dura – núcleo macio!

O uso das buchas deslizantes feitos de plástico garante pouca massa para um manuseio fácil. Esse diferencial somado com outros, como a isenção de lubrificação e manutenção, podem promover uma economia de até 40%! Além de outros benefícios como a resistência ao desgaste, maior durabilidade e resistência à ambientes diversos com pó, químicos ou água.

Assista o vídeo abaixo e confira alguns comparativos!

Quão importante é para você reduzir o peso? O que é mais importante na sua aplicação?
Queremos ouvir você!

Entre em contato conosco caso você tenha algum problema de peso na sua aplicação! Nós adoraríamos ajudá-lo nesses desafios! marketing@igus.com.br

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.