Como desenrolar corretamente os cabos da bobina?
Rebeca Tarragô | 30th setembro 2020
Nas instalações dos clientes, muitas vezes observamos como os eletricistas e técnicos desenrolam os cabos das bobinas ou os removem do anel de cabos de várias maneiras durante a instalação. Essa “operação” pode ser feita de forma errada. Especialmente quando o cabo em questão é usado para aplicações dinâmicas em esteiras porta cabos, o desenrolar incorreto pode ter consequências fatais.
Pensamos então em escrever esse artigo para falar um pouco mais sobre como desenrolar os cabos corretamente? Há uma forma correta de ser feita? Então qual seria ela? E se for feito errado, qual o problema?
O que poderia acontecer?
Se um cabo não for desenrolado corretamente, isso geralmente resulta em um “emaranhamento” ou o cabo fica muito tenso com a torção. Pode até acontecer que o cabo seja dobrado durante o desenrolamento, porque fica emaranhado em algum lugar e então é sujeito a muita tensão. Isso pode levar a danos ao elemento de trançagem, pois as vias individuais deixam sua posição original no trançado e são então submetidos a uma maior tensão de compressão ou tração. Tudo isso pode levar à falha prematura devido à formação de saca–rolhas ou ruptura da via quando usado na esteira porta cabos. O desligamento da máquina é, portanto, pré-programado.
Desenrolando os cabos – Quais são as fontes de erro?
Vamos começar com um anel de cabo. Isso geralmente é embalado em filme e, portanto, é uma prática comum cortar o filme no meio e remover o cabo do meio. Nesse caso, no entanto, o cabo é fortemente torcido e uma torção é puxada para dentro do cabo. Em conexão com as forças de tração resultantes, o cabo também pode ser dobrado em alguns lugares. Para evitar isso, o cabo deve ser completamente removido da embalagem do filme e desenrolado de fora.
Especialmente em canteiros de obras, muitas vezes acontece que as bobinas e carretéis de cabos ficam de lado no chão. Portanto, o cabo só pode ser desenrolado no alto. Frequentemente, isso acontece devido à falta de desenroladores ou racks de cabos adequados. Sem essas ajudas, no entanto, a remoção correta do comprimento de cabo desejado é difícil.
Em geral, os cabos devem ser colocados sem torção na esteira porta cabos. Só então podemos garantir uma longa vida útil em aplicações móveis. Portanto, deve-se sempre ter cuidado ao remover o cabo do anel de cabo ou da bobina de cabo.
E se eu não tiver um desenrolador de cabo?
Desenrolar os cabos corretamente sem um desenrolador de cabos? Com o chainflex® CASE , a igus oferece uma solução inteligente. Aqui, a caixa de transporte se torna simultaneamente um desenrolador. O chainflex® CASE é empilhável e pode ser facilmente transportado graças às alças de transporte. O carretel de cabo na caixa é montado em um eixo, o que permite um fácil desenrolar. Dependendo do tipo de cabo, podemos enviar até 200m de cabo de forma econômica por serviço de transportes.
Quer saber mais sobre o chainflex® CASE? Aqui você encontrará mais informações.
Conclusão
Até mesmo o desenrolamento correto de um cabo estende sua vida útil permanentemente. Frequentemente, o dano inicial não é visualmente aparente e só se torna perceptível após algum tempo. As consequências são paradas de máquinas, solução de problemas, perda de produção e os custos resultantes, que são bastante evitáveis.
Quer saber mais sobre o manuseio correto de cabos? A igus® oferece treinamento gratuitos e consultorias virtuais ou presenciais. Caso tenha interesse, nossa equipe de vendas terá o prazer em receber sua ligação e fornecer mais detalhes sobre possíveis treinamentos em sua empresa.