Caso de sucesso: esteiras porta cabos igus® para centros de usinagem ROMI! – igus Blog Brasil

Caso de sucesso: esteiras porta cabos igus® para centros de usinagem ROMI!

Miriam Araldi | 13th junho 2024

Centro de Usinagem Vertical 5 eixos ROMI DCM 620-5X Hybrid já saem de fábrica com as esteiras porta cabos igus®.

Líder na indústria brasileira de máquinas e equipamentos, a ROMI continua inovando e trazendo soluções que se destacam no mercado. Reconhecida mundialmente pela alta tecnologia aplicada em seus produtos a empresa exige de todos os seus fornecedores alta capacidade técnica, qualidade e a melhor relação custo-benefício e é dessa forma que temos sido parceiros da Romi há mais de 15 anos, sempre apresentando resultados positivos.

Projeto:

Indústria: Fabricação de máquinas-ferramentas

O que era necessário?

Esteira porta cabos E2/00esteira porta cabos E4.1Lcabos elétricos flexíveis chainflex

Requisitos: Fornecimento de energia confiável para centro de usinagem, alta velocidade de deslocamento, pequeno espaço de instalação, fácil manutenção, componentes resistentes a altas temperaturas, óleos e pós de moagem.

Sucesso para o cliente: Os sistemas readychain pré-montados reduzem o tempo de montagem e simplificam a manutenção

Qual era o problema?

Atualmente o portfolio da Romi é composto por máquinas-ferramenta, em especial Centros de Torneamento, Tornos CNC, Tornos convencionais, Centros de Usinagem e Mandrilhadoras. Também produzem máquinas para o processamento de plásticos (máquinas e equipamentos para moldar plástico por injeção ou sopro) e peças de ferro fundido, fornecidas brutas ou usinadas. Possuem como clientes os mais variados setores da indústria, como aeronáutica, fabricantes e fornecedores da indústria automobilística, bens de consumo em geral, máquinas e implementos agrícolas e máquinas e equipamentos industriais.

A parceria de longa data se estende com o uso das nossas esteiras porta cabos e cabos flexíveis chainflex® para quase todas as linhas de máquinas e equipamentos fabricados pela Romi, que exigem movimentações exigentes, altas acelerações, com grande número de ciclos, impactos e atritos com superfícies duras ou ásperas. Em um de seus mais recentes lançamentos, o ROMI DCM 620-5X Hybrid o uso das esteiras porta cabos se fez essencial devido às condições de trabalho em que essas máquinas operam.

O novo Centro de Usinagem Vertical 5 eixos ROMI DCM 620-5X Hybrid, que foi apresentado pela primeira vez no Brasil no ano passado, em 2017, visa atender a constante demanda da indústria nacional por soluções que proporcionem aumento de produtividade e eficiência. Ele combina as operações de usinagem e manufatura aditiva (impressão 3D metálica), permitindo a adição de diversos materiais em perfis complexos. Materiais como Inconel e Aço Inox podem ser adicionados na quantidade exata para atingir o perfil desejado, e posteriormente usinados, obtendo-se grande economia no uso destes materiais de custo elevado.

Solução

Durante o desenvolvimento do projeto do ROMI DCM 620-5X Hybrid, um dos grandes desafios foi o de utilizar uma esteira que fizesse a função multi-eixo e que ao mesmo tempo suportasse os ambientes agressivos em meio à altas temperaturas e fechados ocasionado pelo feixe de laser. Para essa necessidade, foi apresentada a esteira porta cabos triflex®, que facilitou a montagem e desmontagem e também possui todas as vantagens técnicas que resistem às condições da aplicação.

Uma esteira triflex® R multi-eixos é usada para permitir o movimento em diferentes direções.

Além da aplicação da esteira multi-dimensional da igus, foram utilizadas também esteiras da série 14240 no eixo X para a condução segura da mangueira que leva a lubrificação para o barramento e para a guia linear, evitando assim o desgaste. A esteira E4 Light, opera em alta velocidade pois acompanha toda a movimentação do eixo X. No desenvolvimento dessa aplicação foram realizados vários testes e também o uso das nossas ferramentas, o “configurador de vida útil” que prevê o tempo que a esteira irá durar nessa aplicação de acordo com os dados e especificações da aplicação em questão.

Fácil de usar para alta dinâmica e número de ciclos: As esteiras porta cabos da família E2 guiam de forma confiável os cabos e mangueiras no eixo X dos novos centros de usinagem verticais.

Já no eixo Y também foi utilizada uma esteira porta cabos da série E4 Light, a e-chain com o novo modelo de separadores, para a condução de cabos de comando, cabo de encoder, cabo de potência e de sensor. Essa esteira também opera em alta velocidade e precisa acompanhar todos os movimentos do eixo com precisão. As esteiras E4 Light são de fácil montagem, versáteis e muito robustas, possuem alta estabilidade, operação silenciosa e nesse caso a solução ideal para a proteção e condução segura dos cabos, promovendo uma maior vida útil dos mesmos. Seu grande diferencial é a espessura reduzida nas laterais dos elos e travessas mais finas, que promovem uma redução de peso e um aumento do espaço interior para os cabos.

As esteiras porta cabos da série E2/000 possuem travessas que podem ser abertas de ambos os lados, o que facilita muito a montagem.

Por último, no eixo Z do centro de usinagem uma das grandes inovações dessa nova família de máquinas foi a utilização da série R68 em HT, por ser uma esteira que fica exposta e recebendo raios dos materiais que fazem a deposição e sofre a influência de altas temperaturas. Ela também foi escolhida, pois é ideal para a operação em máquinas de altas velocidades e para suportar altas cargas no sentido vertical. Além dessas, foram adotadas esteiras para o eixo adicional do cabeçote, da série 48 tubo, que foram colocadas no eixo mais utilizado da máquina justamente por suas características de “tubo”, que são esteiras que protegem os cabos contra cavacos e detritos, altamente resistentes à sujeira, possibilitando operação contínua.

Confira mais sobre nossas soluções para indústria de máquinas-ferramenta!

Portfólio igus: https://www.igus.com.br/

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.