Cadeiras de rodas agradáveis
Nayara Espinaci | 22nd janeiro 2021
Engenharia de Movimento & Design
A tecnologia de suspensão da cadeira de rodas SoftWheel utiliza buchas iglidur da igus para manter o peso baixo, eliminar a manutenção e proporcionar aos usuários uma condução mais suave.
A tecnologia de suspensão nas rodas da SoftWheel absorve choques e vibrações, ajudando os passeios em cadeiras de rodas a se tornarem muito mais confortáveis. Desde o lançamento do produto para os Estados Unidos, a empresa de Tel Aviv, com sede em Israel, teve um crescimento de dois dígitos e espera adaptar sua tecnologia à bicicletas e automóveis.
Allaina Humphreys usa o SoftWheels há dois anos e diz que recuperou a independência depois de passar por mais de duas décadas com dores associadas ao fato de estar confinada a uma cadeira de rodas. Humphreys, ferida em um acidente de ginástica em 1993, diz que até andar sobre os solavancos domésticos de uma superfície pavimentada para outra pode causar dor irradiante.
“Não poder sair de casa foi difícil”, diz Humphreys, mãe de três meninas. “Foi terrível… ninguém conseguia encontrar o que estava errado. Eu passava dias na cama, mal me mexia em minha própria casa. A liberdade de sair e participar da vida cotidiana novamente me deixa grata.
Projetando um passeio suave
Cadeirantes muitas vezes sentem dor nas costas e no pescoço e sentem a sensação de fadiga facilmente, então os engenheiros da SoftWheel planejaram um passeio mais estável e seguro com uma roda que pudesse absorver vibrações e solavancos ao invés de transmitir esses choques para o corpo do cadeirante.
“Os braços de suspensão são rígidos quando passam por superfícies planas”, diz o gerente de produtos da SoftWheel, Yoav Satz. “Eles só se ativam como amortecedores quando um obstáculo é encontrado. Isso permite que o cadeirante repasse as colisões e atritos, como os relevos das calçadas, de maneira mais estável e segura”.
Os engenheiros projetaram o SoftWheel com pacientes como Humphreys em mente. Com os gêmeos de 9 anos e uma adolescente, ela agora sente que está abraçando completamente os anos importantes da juventude de seus filhos.
“Eu tive que dizer a eles que não podiam me abraçar porque doía muito”, observa Humphreys. “Foi tão difícil. Eu estava desesperada. Eu precisava de um jeito de conviver mais com eles.
Reinventando a roda
Com o objetivo definido, os engenheiros da SoftWheel foram desafiados com eficiência e eficácia no controle do movimento das rodas, o que, por sua vez, limitaria o impacto nos usuários. Levou quase dois anos para projetar, pesquisar e prototipar a nova roda, com desafios encontrados durante todo o processo.
“Conhecemos muitos desafios no desenvolvimento da tecnologia de suspensão, como conectar o sistema de suspensão ao aro e projetar um novo hub com características exclusivas”, afirma Satz.
É aí que a igus pode ajudar.
Entre os componentes utilizados na tecnologia da cadeira de rodas estão as buchas de plástico da igus. Os SoftWheels incluem buchas L280 iglidur, mantendo a unidade leve e eliminando as necessidades de manutenção. Conhecida como Marathon Runner, a bucha proporciona resistência ao desgaste em ambientes agressivos ou quando usada com eixos irregulares. A bucha é frequentemente usada quando uma vida útil longa é necessária e quando coeficientes baixos de atrito e resistência ao desgaste são essenciais.
4 principais tecnologias da SoftWheel
- Suspensão nas rodas – Três braços de suspensão construídos dentro do aro da roda, equidistantes em torno de um cubo central, absorvem choques de qualquer direção.
- Rigidez Adaptativa – A tecnologia patenteada mantém os três braços de suspensão rígidos e fortes como raios; ao encontrar obstáculos, comprime automaticamente para absorver o choque.
- Reposição rápida de choque – Após o impacto, os três braços de suspensão da SoftWheel reiniciam rapidamente, absorvendo quase todo o choque. Depois de um terço do giro da roda, os braços de suspensão estão imediatamente prontos para continuar.
- Aros Rígidos/Monocomponentes – Construídos de forma extremamente rígida e robusta, os aros proporcionam tanta estabilidade e uma condução rápida como os aros regulares da mais alta qualidade do mercado.
Por que funciona?
Alguns fabricantes de cadeiras de rodas tentaram fazer passeios mais suaves para os usuários, mas a tecnologia de suspensão de 3 braços da SoftWheel tira o foco da cadeira para a roda.
“A suspensão da roda só é ativada quando necessário. A tecnologia permite que a roda atue como uma roda rígida sobre superfícies planas, conservando a energia de um cadeirante e mantendo o impulso para a frente (e reduzindo o salto em superfícies planas). Ele ativa e atua como um amortecedor quando a cadeira de rodas encontra um obstáculo ou terreno acidentado, reduzindo choques e vibrações”, explica Satz, observando que molas ou suspensões usadas em alguns quadros de cadeira de rodas não atingem a mesma estabilidade de direção para usuários como os SoftWheels.
“Nossa tecnologia funciona, não importa o ângulo de impacto do obstáculo, e os choques de suspensão são redefinidos imediatamente, de modo que a roda retorna à rigidez, levando a um percurso mais suave e estável”, acrescenta.
A engenharia e o design da SoftWheel: colocar os três braços de suspensão dentro da roda – permite que o cubo e a suspensão reajam dentro da roda. Cada obstáculo causa uma reação limitada no interior da SoftWheel, resultando em menos vibração para a estrutura ou corpo do piloto e para a preservação de mais movimento para a frente.
Alívio imediato e uma vida nova
Humphreys imediatamente percebeu que as SoftWheels forneciam o conforto que ela estava procurando. Ela começou uma conta GoFundM para comprar a SoftWheels antes de suas próximas férias com sua família. No ano anterior, ela se sentiu deslocada e triste porque não pôde participar dos eventos com sua família no City Museum, em St. Louis, Missouri. Com a SoftWheels esse ano, ela pôde participar de atividades familiares no museu.
“Assim que recebemos a SoftWheels, comecei a examinar diferentes tipos de pisos e solavancos que me causavam muita dor, e consegui passar por cima deles e não percebi nada”, diz Humphreys”. Do lado de fora da porta da frente, havia uma queda de 0,5cm”. Eu pude passar por cima dela. Eu pude ir pela calçada sem me preocupar com rachaduras. Senti uma diferença imediata”.
A tecnologia desenvolvida pela SoftWheel continuará a transformar vidas, assim como a Humphreys e sua jovem família.
“Minha vida hoje é diferente”, diz Humphreys. “Eu tenho a liberdade de sair e tentar coisas novas. Antes eu estava com medo, porque não sabia se sentiria dor. Apenas me permite ser quem eu quero ser.
Saiba mais sobre os produtos autolubrificantes igus aplicados em cadeiras de rodas e em outras aplicações da indústria médica