As novas engrenagens cônicas de plástico da igus oferecem movimento livre de lubrificação
Rebeca Tarragô | 23rd fevereiro 2023
A igus expandiu sua oferta de engrenagens com engrenagens cônicas feitas de seus plásticos de alto desempenho iguform S270 e igutek P360. Essas engrenagens autolubrificantes resistentes à abrasão são uma alternativa leve e livre de manutenção às engrenagens metálicas tradicionais.
As engrenagens são amplamente utilizadas como elementos de acionamento em uma variedade de aplicações, desde bicicletas elétricas até sistemas de travamento e atuadores. No entanto, quando as forças precisam ser transmitidas nos cantos, as engrenagens cônicas são usadas com mais frequência. Engrenagens cônicas têm muitas aplicações industriais. Eles são usados na indústria de alimentos e bebidas para ajudar a formatar ajustes em ângulos de 90 graus, classificar pacotes na logística e tornar as linhas de montagem mais flexíveis e rapidamente adaptáveis na indústria automotiva.
“Com o iguform S270 e o igutek P360, temos dois materiais em nossa linha que já se provaram no campo das engrenagens e também são ideais para uso como engrenagens cônicas”, diz Steffen Schack, chefe da unidade de negócios engrenagens da igus.
iguform S270 é caracterizado por um baixo coeficiente de atrito, assim como uma baixa absorção de umidade. Engrenagens cônicas feitas de igutek P360 têm alta resistência ao desgaste e tenacidade, o que torna os elementos de acionamento insensíveis a impactos. As engrenagens cônicas feitas de plástico tribologicamente otimizado são populares entre os usuários porque são econômicas, leves e, ao contrário das engrenagens cônicas de metal, não requerem lubrificantes externos. Isso reduz os intervalos de manutenção em máquinas e sistemas e aumenta a higiene e a limpeza.
“Com a ajuda de ferramentas de simulação e dados de nosso laboratório de testes interno de 3.800 m2, podemos fornecer aos clientes aconselhamento individual e suporte na escolha do material e da geometria da engrenagem corretos, desde o protótipo até a produção em série”, explica Schack.
Todas as engrenagens cônicas estão disponíveis em seis relações de transmissão diferentes, além de sete módulos para transmissão de potência. Se as dimensões padrão não se adequarem, a igus pode produzir peças internamente com mais de 800 máquinas de moldagem por injeção e opera sua própria oficina de ferramentas.
“Podemos fabricar peças especiais específicas do cliente de forma econômica dentro de algumas semanas com a ajuda de nosso novo sistema de moldagem mestre na área de engrenagens”, explica Schack.
Para saber mais, acesse: https://www.igus.com.br/info/engrenagens