Desenvolvemos o primeiro sistema de fornecimento de energia robótico certificado para salas limpas! – igus Blog Brasil

Desenvolvemos o primeiro sistema de fornecimento de energia robótico certificado para salas limpas!

Rebeca Tarragô | 17th setembro 2024

Segurança máxima na produção de baterias: a triflex R TRC feita com o material ESD recebe a melhor certificação possível para salas limpas a seco para ISO Classe 4-5

Com a crescente demanda por carros elétricos, a necessidade de baterias de íon-lítio de alta qualidade também está aumentando. Por esse motivo, o ideal é que elas sejam fabricadas em salas limpas e secas, com umidade mínima e o mínimo possível de material particulado. Ao mesmo tempo, esse ambiente deve ser automatizado porque as pessoas não podem passar longos períodos de tempo em salas limpas a seco. Para garantir o fornecimento seguro e confiável de energia para robôs, nós, da igus, especialistas em plásticos para movimentação, desenvolvemos a triflex R TRC: o primeiro sistema de fornecimento de energia para robôs com certificação para salas limpas secas da Fraunhofer IPA para ISO Classe 4-5.

Há vários anos, temos demonstrado como pode ser um sistema de fornecimento de energia para robôs que funciona de forma confiável em altas velocidades e raios de rotação cada vez menores com a triflex R: uma esteira porta cabos tridimensionalmente móvel feita de plástico de alto desempenho para robôs de múltiplos eixos. No entanto, áreas especiais de aplicação, como a produção de baterias, estão exigindo cada vez mais dos componentes utilizados nas máquinas. Com a triflex R TRC e o módulo de haste de fibra associado, agora oferecemos o primeiro sistema de fornecimento de energia para robôs certificado para aplicações em salas limpas. Ele foi desenvolvido especialmente para o fornecimento de cabos de robôs industriais usados na produção de células de bateria. A certificação ESD adicional amplia as possibilidades de aplicação.

Material ESD para segurança dupla

O sistema consiste essencialmente em dois componentes: uma esteira porta cabos que pode se mover em três dimensões e um módulo de haste de fibra. A e-chain é uma versão fechada da triflex R, que consiste inteiramente em material ESD dissipativo, incluindo elementos de conexão com alívio de tensão. Isso significa que não há risco de danos às peças sensíveis à ESD devido a uma descarga abrupta. “Decidimos fabricar a triflex R TRC a partir de material ESD desde o início, pois isso é exigido com mais frequência na produção de baterias do que a adequação para salas limpas secas,” explica Matthias Meyer, chefe da unidade de negócios de esteiras porta cabos triflex e Robótica da igus. “Nosso plástico de alto desempenho igumid ESD foi testado com mais de 10 milhões de ciclos em nosso laboratório interno e tem sido usado com sucesso em uma ampla variedade de aplicações há anos.” Com a triflex feita de igumid ESD, nossos clientes se beneficiam de duas maneiras: eles economizam custos, pois o material agora faz parte da linha de produtos padrão, e aumentam a segurança do sistema graças a um material e produto que já foi experimentado e testado por muitos anos. Também temos outras esteiras ESD em nossa linha de produtos padrão. Outra vantagem dos plásticos de alto desempenho da igus são seus lubrificantes sólidos integrados, o que significa que eles não precisam de nenhuma graxa, que endureceria imediatamente na sala limpa a seco.

Montagem rápida e simples devido aos módulos pré-fabricados

Além da esteira porta cabos, a triflex R TRC também consiste em um módulo de haste de fibra. O sistema é semelhante a uma vara de pescar. Duas hastes de fibra de vidro integradas servem para estabilizar a esteira porta cabos até o 5º eixo e evitar o contato entre o robô e a esteira. Isso permite um processo de produção praticamente sem contato, de modo que nenhuma partícula é gerada durante os movimentos de rotação. Os módulos pré-fabricados também permitem uma instalação rápida e fácil. Como não há pontos de contato, o sistema de fornecimento de energia também é fácil de usar com outros produtos certificados separadamente na sala limpa, o que proporciona maior flexibilidade ao cliente.

O teste foi aprovado com o melhor resultado possível

A TRC.40 foi testada em uma sala limpa a seco no Fraunhofer IPA com um ponto de orvalho de -40 °C, o que corresponde a uma umidade relativa de menos de 1% em temperatura ambiente (22 °C). Após os testes, o sistema completo composto por esteira e módulo de haste de fibra foi o primeiro produto desse tipo a receber a certificação ISO Classe 4 e, portanto, o melhor resultado possível com o estado atual da tecnologia. Somente com movimentos mais rápidos (v = 2,0 m/s // a = 4,0 m/s²) o sistema atinge a Classe ISO 5. Além da triflex R TRC, a esteira porta cabos E6.29 da igus foi a primeira solução certificada para salas limpas a seco a alcançar o melhor resultado possível da Classe 4 da ISO no ano passado. Portanto, ambas as esteiras porta cabos atendem aos mais altos requisitos para uso em salas limpas.

Saiba mais sobre nossas soluções voltadas para Salas Limpas: https://www.igus.com.br/info/chainflex-cleanroom

Saiba mais sobre nossas esteiras porta cabos tridimensionais para uso robótico: https://www.igus.com.br/info/industries-robots-industry

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.