Buchas igutex® vs buchas de bronze – igus Blog Brasil

Buchas igutex® vs buchas de bronze

Rebeca Tarragô | 24th junho 2024

Vamos saber mais sobre essas soluções que tem conquistado olhares no mercado para aplicações exigentes e de altas cargas?

As buchas de polímero igus® têm sido produzidos com materiais iglidur® há quase 60 anos. A gama padrão de buchas iglidur moldadas por injeção é extensa, no entanto, nem todos os requisitos se conformam à gama padrão. Assim, a igus introduziu materiais em estoque. Isso permite que os clientes usinem componentes que estão fora dos parâmetros do catálogo “padrão”.

Mas, não paramos por aí. O antigo argumento ainda circulava sobre se as buchas de plástico podem suportar o peso e a pressão como as buchas e mancais metálicos. Apesar de haver uma seleção de materiais especialmente formulados para fazer exatamente isso, algumas pessoas ainda precisavam ser convencidas.

Então, fomos além e olhamos para novos métodos, novos materiais e novas ideias.

Uma bucha composta reforçada com fibra igutex. Deste processo, nasceu a gama de buchas compostas igutex®. Finalmente, um material comparável para enfrentar as buchas e rolamentos de bronze!

A mudança foi no processo de fabricação; de uma bucha de plástico moldado para uma bucha de polímero composto reforçado com fibra. Isso possibilitou a produção de um material de suporte ainda mais forte. As fibras longas oferecem verdadeira estabilidade. Ter a mesma tecnologia iglidur significa que não é necessária lubrificação externa. Lubrificantes sólidos fazem parte da composição da bucha de simples e eficaz. Isso é o que permite uma bucha livre de manutenção e graxa. Os lubrificantes sólidos são depositados no eixo ou ponto de aplicação conforme o mesmo se movimenta.

Onde você usaria essas buchas igutex?

Indústrias como agricultura, construção e energia eólica já estão usando a gama de buchas reforçadas com fibra que oferecemos (TX1, TX2 e TX3). Elas são perfeitas para aplicações como sistemas de bloqueio de rotor em turbinas eólicas. As buchas de alta resistência podem suportar a pressão sobre eles, mesmo nas alturas vertiginosas das hélices. Eles também podem lidar com até 200MPa de carga estática e 140MPa de carga dinâmica. Então, apesar de ser uma bucha de plástico, eles podem lidar com as forças necessárias.

Buchas para aplicações pesadas TX1 são ideais em maquinário de construção

As buchas igutex também podem ser usados para substituição fácil de buchas e rolamentos de bronze, tanto em nível dimensional quanto técnico em aplicações agrícolas, por exemplo. Essas buchas resistentes à sujeira são ideais para aplicações onde vão encontrar condições extremas. A bucha especialmente formulada também é resistente a meios, tornando-a ideal para aplicações externas.

Saiba mais sobre a linha igutex aqui!

Você pode saber mais informações sobre as propriedades técnicas das buchas igutex TX1 aqui: https://www.igus.com.br/info/plain-bearings-tx1-material-data

Artigo original publicado por: igus UK

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.