Cabos compactos ajudam a otimizar espaço em aplicações precisas
Rebeca Tarragô | 30th novembro 2022
Com vida útil longa, sustentáveis e com os menores raios de curvatura os cabos da linha chainflex auxiliam movimentos de precisão e ainda “abrem espaço” em aplicações com pequenos espaços de instalação.
Com o aumento constante da automação industrial, máquinas cada vez mais rápidas e menores são demandadas a todo o momento. Como especialista em cabos elétricos para movimentação estudamos constantemente como fornecer cabos cada vez menores e mais leves para atender as diferentes demandas do mercado. Graças aos inovadores designs estruturais desses componentes conseguimos oferecer a nossos clientes cabos com pequenos raios de curvatura, que ocupam menos espaço e não possuem sua vida útil impactada pelo movimento e operação em espaço limitados de operação.
Um exemplo são os cabos de controle CF98.PKUS e CF99.PLUS – os únicos cabos no mercado global que garantem mais de 100 milhões de ciclos e que podem ser utilizados em esteiras porta cabos com os menores raios de curvatura (3x o diâmetro do cabo). Na indústria de semicondutores, por exemplo, na montagem de smartphones, é comum vermos aplicações com movimentos rápidos e altamente precisos. Inserir chips em telefones também é um processo que se repete milhares de vezes ao dia e sobrecarrega os cabos. Espaços de instalação cada vez menores, ciclos cada vez mais curtos e 99% de disponibilidade não são apenas requisitos para máquinas e sistemas na indústria de semicondutores, mas também em muitas outras fábricas automatizadas, como na indústria de tecnologia médica, indústria de dispositivos móveis e fábricas de triagem, a demanda por sistemas de automação compactos está aumentando.
A igus desenvolveu ainda mais os seus comprovados cabos de comando chainflex CF98 (não blindados) e CF99 (blindados). Isso significa um aumento de 250% na vida útil e durabilidade dos cabos em comparação com a série CF98 original.
Além disso, os novos cabos são projetados para os menores raios de curvatura, equivalentes a três vezes o diâmetro do cabo (3xd). Os usuários com espaços operacionais muito pequenos agora podem contar com um cabo TPE confiável de última geração e oferecer um conceito de máquina mais sustentável para seus clientes finais.
Outros tipos de cabos como cabos de encoder/resolver (como o CF11.D) ou cabos de servo (como o CF29.D) demonstraram reduções possíveis de espaço de até 32%. Essa posição angular e uso em velocidade são pontos importantes durante a operação dos cabos e por isso o design do cabo, como vias, material do revestimento e blindagens fazem toda a diferença.
Vida útil longa garantida
Graças ao laboratório de testes – o maior do mercado, com cerca de 3.800m² – conseguimos testar os cabos flexíveis em aplicações reais, verificando constantemente as possíveis melhorias em design, a vida útil em diferentes aplicações e alimentando um gigantesco banco de dados… Esses testes exaustivos, nos permitem garantir uma vida útil de 36 meses em todos os nossos cabos e não apenas na série CF98. As propriedades de durabilidade, podem ser facilmente calculadas em nosso site…
“Os usuários que procuram um CF98.PLUS ou um CF99.PLUS podem dar uma contribuição significativa para a sustentabilidade de uma empresa, porque podem contar com máquinas de vida mais longa, além de maior produtividade e confiabilidade nos equipamentos”, comenta Jones Cansi, gerente de cabos chainflex na igus.
Venha conhecer mais sobre cabos especiais para aplicações com movimentação e para pequenos raios de curvatura aqui: https://www.igus.com.br/info/cf-drive-cables-high-end