4 fatos interessantes sobre rolamentos de esferas que irão te surpreender
Rebeca Tarragô | 20th outubro 2020
O que um pintor famoso, brinquedos infantis e uma corrida de bicicleta de estrada têm em comum? Para alguns, isso pode ser uma surpresa, mas eles estão de alguma forma associados por rolamentos de esferas. Quando você pensa em rolamentos de esferas, muitas pessoas sabem que eles são usados principalmente na indústria, como em fábricas ou veículos motorizados. Os rolamentos são componentes essenciais em muitas dessas aplicações. No entanto, você pode se surpreender ao conhecer à seguir quatro fatos interessantes sobre rolamentos de esferas.
1. O inventor do rolamento de esferas
A primeira referência que trouxemos de um tipo de rolamento de esferas veio há mais de 1500 anos atrás. O homem por trás da invenção do rolamento de esferas não é quem você pensava que ele era. Ele não foi apenas um famoso artista, filósofo e matemático, mas também um inventor. Ele ficou famoso por sua pintura “A Mona Lisa”. Você já deve ter adivinhado. O inventor do rolamento de esferas não é outro senão Leonardo Da Vinci. Ele descobriu o rolamento de esferas em
Embora a estrutura do helicóptero tenha afundado como um balão de chumbo, o rolamento de esferas é uma história diferente. 100 anos após o projeto de Da Vinci, Galileo Galilei também mencionou uma forma inicial de rolamento de esferas. Somente em 1792 foi solicitada uma patente para o rolamento de esferas “moderno” – concedida ao inglês Philip Vaughan em 1794.
A primeira invenção conhecida de um dispositivo de rolamento de esferas foi feita no Império Romano por volta de 40 DC. Era uma mesa giratória simples com esferas embaixo, provavelmente para permitir que as pessoas que estavam comendo à mesa simplesmente virassem a mesa para ter acesso a outros alimentos.
2. Rolamentos de esferas na vida cotidiana
O segundo fato interessante sobre rolamentos de esferas: talvez você não saiba disso, mas os rolamentos de esferas podem ser encontrados em uma ampla variedade de lugares . Simplificando, os rolamentos são essenciais para criar um fluxo de movimento suave e quase tudo que tem peças móveis requer algum tipo de rolamento.
Rolamentos em brinquedos
Todos os brinquedos com rodas cujos componentes rolam ou giram têm rolamentos de esferas como parte de seu design, como os conhecidos fidget spinners, skates, patins, carros com controle remoto e assim por diante. Os rolamentos desses brinquedos permitem funcionalidade rápidas e eficientes, além de segurança.
Rolamentos em eletrodomésticos
Como ocorre o ciclo de centrifugação na máquina de lavar ou a rotação do prato no microondas? Certo. Os rolamentos de esferas também estão envolvidos aqui. Ambos os exemplos de aplicação requerem rolamentos de esferas para operação adequada. A porta do seu refrigerador e a porta da garagem são equipadas com rolamentos que abrem e fecham facilmente nas dobradiças. Outros exemplos são misturadores, ventiladores, ar condicionados e banheiras de hidromassagem.
3. O maior rolamento de esferas do mundo
Em 2017, foi relatado que a Huisman, especialista global em elevação, perfuração e soluções subaquáticas, atualmente produz os maiores rolamentos de esferas do mundo em sua fábrica na China. Esses dois rolamentos com diâmetro de 30 metros são destinados aos guindastes TMC projetados pela Huisman. Têm capacidade de levantamento de 10.000 toneladas e raio de cerca de 48 metros.
Ao contrário dos guindastes TMC tradicionais, que usam bogies ou rodas grandes para seu sistema de giro, os guindastes desenvolvidos pela Huisman usam rolamentos de esferas grandes, projetados internamente. A vantagem do rolamento é que permite uma redução considerável do peso do guindaste.
4. Os rolamentos de esferas ganham a primeira corrida de bicicleta de estrada
Em agosto de 1869, um mecânico de bicicletas parisiense chamado Jules Suriray patenteou o uso de um rolamento de esferas radial que havia desenvolvido para bicicletas.
Pouco mais de três meses após Suriray receber a patente, o rolamento que ele desenvolveu passou por testes rigorosos e amplamente divulgados durante a primeira grande corrida de bicicleta de cidade à cidade do mundo. Esta corrida inaugural correu cerca de 129 km entre Paris e Rouen, e um dos participantes – um inglês chamado James Moore – andou de bicicleta com este tipo de rolamento de esferas montado na roda dianteira que era muito maior na época.
Moore venceu a corrida, e sua medalha pelo primeiro lugar foi, sem dúvida, devido ao novo rolamento de esferas que foi instalado em sua bike.
Como você leu, o rolamento de esferas foi criado há muitos anos atrás e se tornou parte de nossa vida cotidiana. Na igus, somos especializados na produção de rolamentos de esferas xiros em polímero. Eles não requerem lubrificação externa, operam de forma extremamente silenciosa, são livres de corrosão e tem sido amplamente procurados por seu funcionamento suave. Isso os torna uma alternativa econômica aos rolamentos de esferas de metal. Teremos o maior prazer em auxiliá-lo e testar se os rolamentos de esferas de polímero xiros e comprovar que eles também são adequados para sua aplicação!
Saiba mais em: https://www.igus.com.br/info/xiros-techup-costdown