Como reduzir custos de manutenção em máquinas e equipamentos industriais?

Navegação de artigos

Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca por maximizar a produtividade e reduzir custos é constante. Para não perder a eficiência perante os concorrentes, as empresas devem sempre estar preparadas, pois falhas e paradas não planejadas podem impactar gravemente linhas de produção e consequentemente custar até milhões ao faturamento.

O investimento em algumas estratégias e planejamento pode ser a solução. A revisão e melhoria de processos é uma alternativa que tem funcionado para muitas empresas… Por exemplo, uma estratégia de manutenção que vise melhorar o desempenho e disponibilidade das máquinas e sistemas que operam nas linhas de produção, pode aumentar a rentabilidade do negócio.

Essas máquinas e equipamentos industriais naturalmente se desgastam com o tempo e para que a operação dure o máximo possível a seleção das peças e componentes certos são essenciais. A igus, especialista em peças e soluções para aplicações que envolvem movimentação tem sido a escolha nº 1 das empresas que visam redução da manutenção e custos.

Soluções como esteiras porta-cabos, cabos especiais e componentes plásticos como buchas, mancais, rolamentos, assim como também guias lineares para aplicações em movimentos tem sido procurados pela indústria por sua alta resistência e baixo desgaste.

Isso porque em sua linha mecânica a igus tem como diferencial produtos feitos em polímero de engenharia, que possuem características técnicas que se destacam perante às soluções metálicas convencionais como desgaste reduzido, ausência de necessidade de lubrificação e resistência em buchas, mancais e guias lineares.

Já em sua linha elétrica o grande diferencial está na condução segura e no aumento da vida útil dos condutores, como cabos, mangueiras pneumáticas e hidráulicas. Eles continuam operando tranquilamente realizando diversos tipos de movimentos, em diversos sentidos, acelerações e velocidades, além de em vários tipos de ambientes.

Sabemos também que a maioria das empresas ainda trabalham com manutenção corretiva e poucas fazem corretamente a manutenção preventiva. Foi pensando nisso que a igus cuidadosamente desenvolveu suas ferramentas de cálculo de vida útil para sua ampla linha de produtos, pois dentro da melhoria de processos é imprescindível ter dados e informações que orientem um planejamento e cronograma de ações.

As ferramentas auxiliam as pessoas a identificarem quanto tempo aquele componente durará operando em sua aplicação. Para chegar nesse resultado, é necessário incluir os dados como velocidade, aceleração ou outros que sejam pertinentes à aplicação para que a calculadora lhe mostre quantos anos ou quanto tempo, você não precisará se preocupar com manutenção ou substituição da mesma.

Muitas empresas também utilizam o “plano de lubrificação”, que consiste em uma escala frequente de pausas para lubrificar o equipamento para que ele não tenha uma parada inesperada ou quebre. Porém, utilizando os produtos da igus, isso não se faz necessário. Todos os nossos componentes possuem em sua base lubrificantes sólidos, por isso são chamados de “autolubrificantes”. Dessa forma, paradas constantes nas máquinas ou equipamentos não são necessárias, deixando a operação correr de maneira contínua e consequentemente aumentando a produtividade.

Abaixo, você pode verificar um exemplo claro de como as paradas para lubrificação podem custar caro e impactar o processo produtivo.

Se você busca melhoria contínua em seus sistemas mecânicos e elétricos, você precisa começar a considerar os produtos da igus como uma alternativa eficaz para reduzir custos de manutenção e aumentar a produtividade. Empregar nossas tecnologias significa ter componentes com maior durabilidade e resistência que irão promover maior segurança em sua linha de produção, diminuição dos custos e ao mesmo tempo um aumento da eficiência produtiva e lucratividade.

Quer saber mais?
Acesse: http://www.igus.com.br
Ou entre em contato conosco pelo e-mail: marketing@igus.com.br ou pelo telefone (11) 3531-4487