Automação facilitada com o novo conceito de movimento modular da igus

Navegação de artigos

Movimentação de todos os tipos de forma rápida e econômica com o robolink Apiro

A pressão da concorrência nas empresas está crescendo localmente e globalmente devido à crescente automação dos processos de produção. A fim de tornar os processos automáticos possíveis de forma rentável e individual, a igus está desenvolvendo soluções de baixo custo com a ajuda de plásticos de alto desempenho, como o novo sistema de movimento modular robolink Apiro. Os engenheiros de projeto podem escolher entre três engrenagens helicoidais sem lubrificação para movimento padrão, movimento invertido e movimento linear. Para o usuário, praticamente não há mais limites, com soluções que vão desde o robô linear simples até robôs humanóides e animatrônicos complexos. O novo conceito robolink foi apresentado no estande da igus durante a feira de Hannover Messe.

A missão do Apiro: Desempenho de movimentos complicados – como os de uma aranha – com apenas três novas engrenagens helicoidais para movimento padrão, linear e invertido.

A implementação de soluções de automação individuais com facilidade e economia é a missão do novo sistema de movimento modular robolink Apiro da igus. O nome diz tudo: Apiro é derivado da palavra grega “ilimitado”. Quando a nova série estava sendo desenvolvida, o foco estava no desacoplamento do motor e da transmissão, bem como na introdução de tipos completamente novos de engrenagem helicoidal para a realização de seis eixos, por exemplo, em um robô articulado. Transmissões com movimento linear, engrenagens helicoidais robolink invertidas e convencionais em quatro tamanhos diferentes são planejadas e, graças à excepcional modularidade do sistema, podem ser combinadas umas com as outras conforme necessário. Com o novo sistema modular, portanto, até mesmo movimentos complicados podem ser implementados. Por exemplo, robôs SCARA individuais e econômicos e robôs lineares assim como sistemas de limpeza e remoção de produtos de máquinas injetoras. Sistema de transporte e manuseio, bem como robôs humanóides e animatrônicos que podem realizar movimentos como os de uma aranha, por exemplo. A nova série robolink também é adequada para treinamento, desenvolvimento e pesquisa, pois diferentes cinemáticas podem ser configuradas com facilidade e rapidez.

Design flexível devido ao sistema modular e perfil multifuncional

Nas engrenagens helicoidais da nova série Apiro, são usados tribopolímeros de alta qualidade com lubrificantes sólidos. Os plásticos de alto desempenho, resistentes a produtos químicos e à corrosão, garantem um alto grau de estabilidade, baixo peso, longa vida útil e estão livres da necessidade de manutenção. No caso do sistema modular robolink Apiro, as juntas são unidas por meio de um perfil multifuncional feito de alumínio. Isso possibilita a inserção de eixos de transmissão através de um espaço oco no meio, uma possibilidade que a engrenagem helicoidal invertida faz uso. A transmissão faz com que o perfil de alumínio gire, o que o torna ideal para uso em aplicações robóticas e rotativas. No caso da nova engrenagem helicoidal com movimento linear, o perfil de alumínio pode se deslocar linearmente através da engrenagem ou a engrenagem percorrer o perfil linear. Além disso, as engrenagens helicoidais têm muita pouca folga. O perfil multifuncional também permite ao usuário conectar as diferentes transmissões da série robolink Apiro, por exemplo. Colocar várias articulações Apiro lado a lado também possibilita conexões de articulações paralelas. Isso resulta em inúmeras possibilidades de combinação para automatizar aplicações muito diferentes.

Do lote de pré-produção ao sistema modular do estoque

Depois da Hannover Messe, a igus está à procura de ´´testadores´´ que queiram usar peças de amostra grátis para criar uma cinemática muito diferente para otimizar ainda mais o novo conceito robolink do Apiro. O objetivo é oferecer o robolink Apiro como uma solução produzida em série para um amplo mercado após as fases de teste. Além disso, um configurador está sendo planejado para simular as diferentes possibilidades de movimento do sistema modular.

 Fonte: igus GmbH

Veja mais em: https://www.igus.com.br/wpck/20898/N18_12_02_robolink_Apiro