Como ter uma comunicação de cabos bus de forma segura, mesmo em aplicações suspensas

Navegação de artigos

A igus apresentou o primeiro cabo de bus Profinet de alta resistência na SPS IPC Drives

Muitas vezes, os cabos de bus, devido à sua pequena seção transversal e construção mais frágil, alcançam o seu limite mecânico em aplicações suspensas. Por isso, a igus desenvolveu o cabo de bus CFSPECIAL.182.060 para Profinet com elementos de alívio de tensão especiais no revestimento exterior de PUR, que separam os elementos de bus sensíveis das altas forças tensoras. Agora, todas as aplicações verticais, como equipamentos de armazenagem e recuperação, podem ser equipadas com sinais de bus de forma confiável e segura.

Sinais de bus como Profinet são transmitidos através de cabos de bus especiais eletricamente coordenados, que devem cumprir parâmetros elétricos claramente definidos para garantir a transmissão correta dos dados. As seções transversais desses cabos normalmente são muito pequenas, pois a comunicação não requer muita energia. A vantagem disso, é que os cabos de bus podem ser muito finos. No entanto, essas estruturas pequenas e delicadas possuem a desvantagem que a sua durabilidade mecânica chega ao seu limite muito rapidamente em aplicações suspensas, dependendo do comprimento do cabo. Isso porque as máximas forças tensores admissíveis do cabo podem ser ultrapassadas com muita facilidade com o próprio peso. Por isso, a igus desenvolveu o novo cabo de bus CFSPECIAL.182.060 resistente à tração para Profinet. Devido à sua estrutura especial com elementos de alívio de tensão integrados, ele é adequado para aplicações suspensas de 100 metros e mais e é capaz de carregar o peso do cabo até 50 quilos. Como resultado, os novos equipamentos de armazenagem e recuperação agora podem confiar na comunicação bus. Assim, a igus é o único fornecedor do cabo CAT5e que oferece um cabo Profinet para forças tensoras mais elevadas, possibilitando a comunicação bus para 80 por cento de todas as aplicações de bus.

 

 

 

 

 

 

 

A estrutura de alívio de tensão do novo cabo de bus CFSPECIAL.182.060 para Profinet garante uma comunicação bus confiável, especialmente em aplicações suspensas.

Cabo especial testado com garantia

O novo CFSPECIAL.182.060 é blindado e possui um revestimento exterior de PUR resistente à abrasão com fibras de alívio de tensão integradas. O cabo é resistente a óleo e líquidos de refrigeração, assim como hidrólise e micróbios. O cabo também é muito resistente ao impacto e livre de PVC e halogênio. Como todos os cabos da igus, o CFSPECIAL.182.060 também foi testado no próprio laboratório de testes que se estende sobre uma área de 2.750 metros quadrados. Assim, a igus é o único fornecedor no mercado capaz de prometer uma garantia de 36 meses para os seus cabos.

Saiba mais sobre os cabos especiais de Bus em:  https://www.igus.com.br/wpck/11079/overview_Profinet_cables