Costumes e tradições.

Navegação de artigos

A maioria das pessoas associa a cidade de Kyoto com o famoso protocolo de Kyoto, aonde foi estabelecido obrigações para reduzir a emissão de gases para não causar mais efeito estufa. Poucas pessoas sabem que foi em Kyoto que a Nintendo começou (inicialmente, eles só lançaram um jogo de cartas que não tinha nada a ver com console de games), e provavelmente pouquíssimas pessoas sabem que esta cidade foi a capital do Japão por milhares de anos.

Kyoto é perfeita para ter contato com a cultura tradicional japonesa. As tradições e costumes, em parte são bem visíveis. Por exemplo, você deve obedecer alguns costumes ao visitar clientes. Geralmente, o funcionário que tem o cargo mais alto apresenta os funcionários de cargo mais baixo. O cartão de visita você entrega a pessoa de cargo mais alto. Além disso, como você já deve saber se curvar para saudações ainda é comum no Japão. Eu só aprendi que a curvatura tem apenas três níveis.  O primeiro nível: curvar-se cerca de 10%, é comum entre amigos e colegas de trabalho. O segundo nível: curvar-se cerca de 30%, é mais formal. Você deve se curvar desta maneira quando encontra com alguém mais velho, ou alguém em um cargo mais alto. E o terceiro nível: curvar-se cerca de 45%, simboliza muito respeito a pessoa ou desculpas. Eu sempre me curvo entre 30-45% quando estou em um cliente (só para assegurar que não estou fazendo nada de errado). Eles não ligam se um turista não sabe nada sobre seus costumes, mas eu gostaria de me adaptar a cultura que estou vivendo no momento. Um cliente que eu poderia treinar a cultura japonesa, é um dos principais fabricantes de maquinas têxtil.

Eles estão fabricando maquinas personalizadas e eles estão prontos para lançar novas maquinas. É claro que estas maquinas precisam de uma manutenção, que por curiosidade é bem caro. Portanto, eles estão a procura de produtos livres de manutenção que possa ajudar na vida útil de suas maquinas. A iglidur® e os drylin® podem ajudar a entender a vida útil de suas maquinas. Todos nossos produtos são auto lubrificantes e livres de manutenção. Com a igus® não há necessidade de enviar seus funcionários à procura de fornecedores no exterior varias vezes. E é claro que isto economiza custos.

Muitos fabricantes de maquinas têxtil confiam nos produtos da igus®. Além das buchas iglidur®, nossos mancais igubal® também são utilizados nestas maquinas.  Esta maquina de tricô circular da MAYER & CIE GmbH & Co abaixo, utiliza nossos mancais. Eles previnem contra qualquer falha entre a maquina e os tecidos, por serem livres de lubrificantes e manutenção.

Como Kyoto é um centro tradicional, há monumentos tradicionais por todo lugar.

Pelo menos ao redor do centro da cidade. Você encontrará templos e santuários maravilhosos.

O templo mais famoso é o Kyomizu-dera.

O templo é patrimônio mundial da UNESCO, e está preservado na forma como foi construído. Eles não utilizaram um prego sequer para construí-lo. Na sacada do templo, é possível apreciar uma vista maravilhosa da cidade.

Esta sacada é associada a uma frase antiga japonesa, que traduzida significa “para saltar para fora do palco de Kitomizu”. Antigamente, as pessoas pulavam deste terraço e se você sobrevivesse era dito que seu desejo seria realizado. Duzentos e trinta quatro “pulos” foram registrados e 85.4% sobreviveram. É claro que nos dias de hoje, isso é proibido.

Próximo ao templo há um restaurante escondido que não parece nem um pouco com um restaurante. É um dos restaurantes tradicionais que são abertos para membros exclusivos. Para que você entre nele, é necessário pelo menos duas recomendações e uma entrevista com a dona do restaurante. A dona, é uma senhora de mais ou 70-80 anos, que aprova os candidatos através de conhecimentos e seu comportamento. Ela decide quem merece jantar em seu restaurante. Devido a alguns contatos, tive a oportunidade de jantar lá. No começo ela parecia ignorar meu “mal comportamento”, mas depois ela se sentou ao meu lado e começou a corrigir o que eu fazia de errado. Por um momento, esqueci-me de colocar a colher de sopa fora do prato e no mesmo instante ela retirou a colher para mim. Outro momento quando eu peguei meu celular, instantaneamente ela pediu para meu colega que eu parasse de usa-lo.

 Durante o jantar, tivemos a oportunidade de conhecer duas gueixas.

Gueixas são mulheres tradicionais que atuam como recepcionistas e cujas habilidades incluem várias artes japonesas, como: musica clássica, dança e jogos.

Não é qualquer pessoa que pode falar com elas, apenas algumas pessoas podem fazer isso. Além disso, para se tornar uma gueixa é preciso frequentar uma escola seletiva para isto. O que para muitas pessoas parece estranho é a maquiagem branca na pele.

As gueixas utilizavam esta maquiagem branca numa época aonde velas era a única fonte de luz que existia. A luz de vela o rosto branco se torna rosado e natural.

Japão é uma cidade muito moderna, mas ao mesmo tempo é possível encontrar templos antigos e construções tradicionais. Que te leva a anos e anos atrás. Estou muito animado para conhecer mais deste país fascinante!

Mantenho vocês informados,

Sascha.